[GTER] Linux e Mac proibidos na StarOne

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Mon Sep 23 16:43:01 -03 2002

Alo Rubens,

On Mon, Sep 23, 2002 at 03:48:05PM -0300, Rubens Kuhl Jr. wrote:
> Eu vou questionar isso com as montadoras que me obrigam a também comprar
> combustível em postos, ao invés de fazer um carro que funcione para sempre
> sem ser abastecido por uma substância cara e bastante específica, na qual o
> veículo é totalmente viciado.

Nada impede de voce adaptar para fazer funcionar com oleo de mamona
ou similar... todas as especificacoes dos carros estao abertas (voce
pode inclusive comprar os manuais de manutencao que detalham TUDO,
ao nivel de voce poder mandar fabricar um pistao no torneiro-mecanico
da esquina, se quiser).

Ja' no caso do software (incluindo provavelmente o tal proxy) alem das
especificacoes serem "proprietarias" (ou seja, nao padrao e nao documentadas)
normalmente voce aceita "por default" licencas "click-through" maravilhosas
que entre outras coisas te proibem de fazer engenharia reversa. E agora tem
o DMCA cuja primeira aplicacao esta' sendo prender os sujeitos que tem peito
para fazer a engenharia reversa e colocar a coisa para funcionar em outros
sistemas que nao os "oficialmente suportados"...

Concordo com voce que "venda casada" e' um pouco forte, mas a comparacao
como automoveis x postos tambem esta' longe de modelar bem a situacao...

--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)