[GTER] Linux e Mac proibidos na StarOne

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Mon Sep 23 15:37:00 -03 2002

| Partindo de informacoes de segunda-mao (o Jonny esta' mais a par do
| que eu), o problema e' tecnico: a banda de "uplink" do canal de
| satelite usado pela StarOne e' MINIMO (poucas dezenas de KBps) e ainda
| por cima COMPARTILHADO entre todos os pobre-co^H^H^H^H^H^H^H^Husuarios
| de cada "slot". Isso, junto com o delay longo (70Mm e' longe, mesmo `a
| velocidade da luz) obriga o servico a trabalhar com "slotted-aloha"
| como protocolo de nivel 2, e `a instalacao de um "proxy" (na verdade
| um agregador de trafego TCP, que inclusive faz ACK-spoofing para evitar
> [...]

Na verdade o proxy (Internet Page Accelerator) só cuida de HTTP; o próprio
Sat-Modem faz ACK-spoofing. A Gilat vende esse produto também para quem
queira fazer seu próprio sistemas de acesso IP, basta você contratar seu
transponder de satélite...

De pouco adiantaria colocar mais banda de uplink num sistema que é
direcionado ao mercado "sugador", e que não pode ter instalações complexas
de antena... imagine dizer para o usuário que ele pode ter até 500 kbps de
uplink, mas precisa de uma antena de 5m com precisão de 0.000001% de falha
máxima de alinhamento e que custa muitas patacas, e que o serviço custa o
dobro por mês  ?

| de Mac e Linux... e tenho a impressao que a Sun+OpenBSD do Danton
| tambem nao vai funcionar... :)

Mesmo sem o proxy, o acesso funciona, só um pouco mais lento. E quem disse
que nao da' para fazer o proxy funcionar em Linux, executando o codigo
Windows numa VM ou com Wine ?
http://mcaldwel.mystarband.net/starband/linux.htm

Rubens