[GTER] PPPoE

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Thu Sep 5 00:22:00 -03 2002

No mundo Winblows, o socks ou troca a winsock.dll/wsock32.dll ou encapsula
os executáveis, e não encontrei uma aplicação que não funcionasse apesar de
existirem casos documentados disso. Além disso, o número de aplicações com
suporte nativo a socks é curiosamente bom.

O MS ISA Server também um "socket transport" que funciona bem, mas como
esperável da MS, client e server tem que ser Winblows e custa uma graninha.

No BSD do Jonny o socks já não deve funcionar tão bem, porque muitas
aplicações fazem syscalls diretamente e/ou linkam estaticamente a biblioteca
de sockets... mas nada que o velho UTSL ("Use The Source, Luke") não ajude a
resolver.

Concordo que as soluções de camada de rede sejam mais universais devido à
transparência, mas o SSL é um exemplo de como às vezes uma mudança na
aplicação pode ser absorvida pela base instalada de software em função de um
interesse maior. No caso da pergunta original, o interesse é básico: ou usa
isso ou não acessa a Internet...

Rubens