[GTER] PPPoE

Joao Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Wed Sep 4 18:53:00 -03 2002

Somebody told me that Rubens Kuhl Jr. said:
> Acho que uma solução usando um connection-proxy como o SOCKS é mais
> adequada, vide
> http://www.socks.nec.com/
> (Além do protocolo que é aberto, a implementação de referência é free para
> uso não comercial)

    O socks exige modificacoes na API.  A distribuicao da NEC inclui
um middleware de adaptação para programas que não foram escritos
nativamente para socks, mas ele reconhecidamente nao funciona com
qualquer aplicacao, tem uma lista de aplicações testadas.

    Eu realmente prefiro que ninguem se meta no meio das minhas
mensagens IP.  Nem mesmo NAT é garantido.  Uma solução por tunel com
login como o PPPoE ou o L2TP é legal, só falta resolver os problemas
de desempenho e universalização.

					Jonny

Joao Carlos Mendes Luis			jonny at jonny.eng.br
  Networking Engineer			jcml at ieee.org