RES: [GTER] Bloqueio do 200.128/9 no exterior - mais ainda?

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Fri Oct 11 14:37:00 -03 2002

On Sat, 12 Oct 2002, Alexandre L. Grojsgold wrote:

> Venerável Dan Tong,

> E posso perguntar porque filtra tudo o que vem do speedy?
>
> Faço a pergunta sem ironia, é pergunta cândida mesmo. Se você não filtrar
> o que acontece?

"Lao" Alexandre,

"tudo" é retórico. filtro alguns serviços. o que acontece se não filtrar é uma
enxurrada de spam e de probes de todo o tipo. como cansei de reclamar com a
telefônica sem ter uma resposta decente, resolvi colocar o speedy na
geladeira. sei que pode não ser uma solução decente, mas a quantidade de spam
reduziu sensivelmente e o número de probes procurando falhas no IIS (que eu
nem tenho) também.

que outra coisa voce faz quando voce recebe um spam, reclama, recebe uma
resposta do tipo 'tomaremos providências' e no dia seguinte vem o *mesmo*
spam, do *mesmo* endereço IP? e isso aconteceu mais de uma vez. talvez esteja
faltando uma instância mais alta para recorrer. o fato é que com a telefônica
eu não quero conversa.

pode ser que, guardadas as devidas proporções, esteja acontecendo o mesmo com
o DoD NIC, que, pelo que parece está bloqueando só acesso ao serviço de nomes
(idéia interessante que não me havia ocorrido antes). De qualquer jeito seria
bom contactar o DoD NIC a respeito, até para recuperar o histórico disso,
fazê-los restaurar as relações normais com 200.128/9 e, do lado de cá, puxar
as devidas orelhas.

Danton