[GTER] Bloqueio do 200.128/9 no exterior - mais ainda?

cribeiro at mail.inet.com.br cribeiro at mail.inet.com.br
Thu Oct 10 13:51:00 -03 2002

Jero,

Apenas para me defender, já que eu mesmo sou um dos chatos que sempre
reclama quando a lista fica off-topic demais...
> 	E nao adianta falar que SPAM deve ser tratado na tal lista
> especifica, porque desde o fim do primeiro Anti-Spam Brasil nao existe
> mais uma lista publica, a tal lista que existe hoje e' uma lista
> fechada para evitar ignorantes querendo meter processo em membros da
> lista porque seus servidores foram incluidos por algum gringo na RBL.
> Se a comunidade achar que deve haver uma lista publica, acho que deve
> ser iniciativa do CG, por exemplo, criar uma.

Concordo que deve haver discussão de qualquer tema que tenha relevância
para o assunto "Engenharia de Redes". Isso inclui SPAM, mas com uma
ressalva - que não se trate de uma discussão que rapidamente descamba para
a ironia, ou pior ainda, para a choradeira. Acho que devemos evitar na
lista coisas do tipo "10 emails sobre como detonar um spammer usando um
one-liner em bash". É esse tipo de coisa que incomoda e deve ser evitada,
principalmente se considerarmos que o público da lista tem nível para
discussões mais substanciais.
Se for para discutir SPAM no contexto correto, acho que a discussão não é
somente válida, é necessária.

Carlos Ribeiro