[GTER] Bloqueio do 200.128/9 no exterior - mais ainda?

Alexandre L. Grojsgold algold at rnp.br
Thu Oct 10 11:06:01 -03 2002

> Portanto, alguém mais confirma que o Brasil TAMBÉM está barrado nos
> servidores autoritativos para domínio .mil???

Sim, isso é verdade. E digo mais - começou mais ou menos em torno do
setembro/2001.

Fui alertado para isso por um amigo militar que não consegui mandar mail
(pasmem) para seus amigos na navy, a partir de seu provedor comercial
privado (no bloco 200.128.0.0/9), mas conseguia a partir da PUC-Rio
(139.82.0.0/16).

Se querem minha opinião, acho que esse é um assunto que de alguma maneira
deveria ser encaminhado ao Itamaraty.

Não estou com isso dizendo que nada deva se fazer para tornar mais
ético o uso da rede no Brasil. Claramente devemos continuar a fazer
esforços nesse sentido.

Admito até que algumas redes norte americanas pudessem filtrar
determinados blocos ou provedores com particular incidência de ataques
e/ou spam exagerado.

Entretanto, parece-me que um bloqueio com critério *nacional* é demasiado
brutal e arbitrário, assunto mais do que suficiente para uma mensagem de
protesto pro parte do governo brasileiro.

Abraços,
Alexandre.