[GTER] Re: Dúvida

Joao Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Mon Oct 7 18:48:01 -03 2002

Oi Fred,

Somebody told me that Frederico A C Neves said:
> Além do exposto acima, infelizmente a única restrição a mais que pode
> ser aplicada é o não fornecimento dos dados de contatos.
>
> Como a solução acima é inviável em registros declaratórios de
> interesse público, o que se deve fazer é aplicar a restrição de
> Copyright dos dados.

    Que tal começar por não disponibilizar os dados de CPF?

    Nao sei se CGC tem algum problema, mas CPF é um dado crítico, a
meu ver.

    Os dados de endereço e telefone também são complicados, mas
concordo que é preciso alguma forma de se comunicar com a pessoa.
Talvez colocar apenas email e telefone, no caso de pessoa física seja
uma opção, o que voces acham?

    Outra coisa que pode ser usada para sacanear os spammer é passar
algum tipo de filtro nos emails.  Por exemplo, usar "jonny at
jonny.eng.br" em vez de jonny at jonny.eng.br na listagem, como o mailman
faz.  Ou talvez inserir alguns códigos HTML invisíveis no meio do
email, aleatoriamente, para sacanear os robos. Isso só vai bloquear os
robos mais simples, claro.  Um bom spammer sabe bypassar isso.

					Jonny

Joao Carlos Mendes Luis			jonny at jonny.eng.br
  Networking Engineer			jcml at ieee.org