[GTER] dúvidas

Hermann Wecke hermann at rodeios.com
Wed Nov 13 21:46:01 -02 2002

On 13 Nov 2002, Luiz Eduardo (Doc) wrote:

> 1) SPAM
> 1.1
> Alguém sabe se a Telefonica toma algum tipo de atitude quanto a SPAM. Eu
> sinceramente cansei de mandar email para eles, com cópia para o
> antispam.org.br. Eu acreditava que reclamar era a solução, mas....

Reclamar pra telefonica? Perdeu seu tempo... Mais fácil adotar o bloqueio
do reverso dsl.telesp.net.br e dormir sossegado... Em casos extremos, a
solução é bloquear os 6 ou 7 /16 que eles tem... Mas nem assim tomam
vergonha na cara. Afinal, só vi eles se mexendo quando precisaram de novos
/16 do CANIP (assinaram até um pedaço de papel higiênico, digo, carta de
compromisso prometendo "competência" no uso dos novos blocos... baah...
balela pura e o CANIP nada fez com o papel higiênico)

A última besteira gigantesca que a telefonica fez foi começar a colocar
reverso nos speedies business. Agora temos vários reversos de:
1) domínios inexistentes;
2) domínios congelados (por falta de pagamento provavelmente);
3) reverso sem direto.

Ao ser avisado dos problemas, responderam "já estamos fazendo muito, e só
o fizemos [colocar o reverso] porque o registro.br obriga-nos a
colocá-los, porque nem isso deveriamos fazer".

Já o abuse at antispam.org.br recebia 300 msgs por dia. Agora recebe quase 8
mil... além disso, o Movimento AntiSPAM pouco (ou quase nada) pode fazer
quando se trata de uma rede reconhecidamente ineficiente em matéria de
controle dos usuários... Quando o outro lado tem vontade, o pessoal até
tenta orientar, "cobrar", colaborar. Agora quando vc sabe que do outro
lado vc tem o abuse da embrat^H^H^H^H^H^H telesp/telefonica, é pura e
absoluta perda de tempo.

Uma vez já sugeri um teste: mande um e-mail pra abuse at telesp.com.br
pedindo "favor entrar em contato comigo pelo telefone (xx) tal". Vale um
/16 do CANIP como eles não lerão sua mensagem.

> 1.2
> O registro.br faz alguma coisa com relação a spam vindo/ relacionado à um
> site registrado com eles?

nao, e nem pode...

> 1.3
> a grande maioria (90%) dos spams que eu recebo são no endereço que estou
> cadastrado no registro.br

Houve no passado um harvest GIGANTESCO na base de dados do registro.br
Hoje em dia as listas que sao vendidas contem os e-mails coletados há
muito tempo atrás. Há quase um ano eu mudei *todos* os e-mails de contato
no registro.br. Até hoje NUNCA recebi SPAM nos e-mails registrados
atualmente.

Hoje o registro.br adota um sistema que bloqueia a consulta quando vc faz
um certo nr de requests contra o whois. O IP fica bloqueado por um
determinado tempo, o que evita um harvest da base de dados. Pelo que eu
percebi, mostrou-se bem eficiente contra harvests...

> Em vários registrars cada vez que você dá um whois, ele pede para você
> digitar o tal número randômico que está num gif (evitar scripts). Tenho
> quase que certeza que essa foi a maneira com que chegaram no meu email  e
> depois provavelmente caiu nas listas que vendem por aí. A pergunta nisso é,
> existem planos do registro.br implementar algo que evite esses scripts?

Na época que isso foi feito (harvest) nenhum registrar adotava esse gif...
isso é coisa mais "atual"...

Além disso, não vejo necessariamente essa atitude (GIF) como uma solucao.
Ajuda, mas o que resolve mesmo é um provedor competente que atue
positivamente contra seus clientes com "desvio comportamental". De nada
adianta um trouble ticketing system que só indica quantos já foram
ignorados antes de vc...