[GTER] Re: Speedy business - novela de roteamento

Carlos Ribeiro cribeiro at mail.inet.com.br
Wed May 22 12:54:00 -03 2002

On Wed 22 May 2002 10:39, you wrote:
> Alo Edgar, é exatamente isso. Existem situações em que o PPPoXoX não é
> desejado. Era sob essa perspectiva que eu estava considerando a discussão.

Mesmo em casos onde o PPPoX não é aplicável, ainda assim o conceito de
tunelamento em nível 2 é uma opção interessante. As extensões que estão sendo
propostas ao 'framework' L2TP mostram que o uso de túneis L2 ainda são
considerados por vários players como uma alternativa importante para
estabelecer links de acesso.

De uma forma geral, todas as abordagens de tunelamento L2 (seja via PPP, ou
via L2TP) compartilham algumas características importantes:

- um conceito de sessão bem definido;
- a possibilidade de associar as características da sessão ao perfil do
usuário;
- a transparência da comunicação, que pode atravessar redes intermediárias;
- a possibilidade de usar mecanismos de engenharia de tráfego para
planejamento da rede.

A grande questão está entre fazer o tunelamento L2-sobre-L2 (PPPoX) ou
tunelamento L2-sobre-L3 (L2TP). A decisão depende da forma como a rede está
configurada..

Carlos Ribeiro
CTBC Telecom