[GTER] Monopólio?=, =?iso-8859-1?q?concorrência cable x ADSL

Carlos Ribeiro cribeiro at mail.inet.com.br
Tue May 21 10:41:01 -03 2002

On Tue 21 May 2002 10:24, you wrote:
> De acesso Business de baixo custo ? Zero. O monopólio de telefonia local
> garante monopólio de xDSL, e as operadoras de cabo que seriam a melhor
> chance de concorrência, tem problemas financeiros e só conseguiriam
> investir mais no negócio de dados se não tivessem a restrição regulatória
> de só atender assinantes de TV, e mesmo para esses só prestar serviços de
> dados e não de voz.

Rubens,

Apenas para acender a discussão... as próprias operadoras de TV por
assinatura se apegam ao seu próprio monopólio, e conseguiram (através de
lobby pesado) mudar o regulamento do SCM para que outras empresas não
pudessem transmitir sinais de vídeo "broadcast". Acho que eles não estão em
condição de reclamar...

Agora, o consumidor... este sim, continua à espera de uma competição que foi
prometida, mas que ainda não veio - nem aqui, nem em lugar nenhum do mundo -
por razões diversas.

Carlos Ribeiro
CTCB Telecom