[GTER] Re: Speedy business - novela de roteamento

Loureiro, Rodrigo RLoureiro at unispherenetworks.com
Mon May 20 19:56:00 -03 2002

Edgar,

Estou longe de ser um defensor do shared ethernet. Particularmente, acho um
"nojo"essa solução. Entretanto, continuo achando que o menor problema aqui é
gerar o acct-stop. Se você tem um modelo de negócios simples o suficiente
para conseguir oferecer uma solução utilizando shared ethernet, poderia
resolver o problema via página de logout; ou seja, o usuário vai a página e
faz logout do serviço (estou encarando o acesso internet como um serviço).
Como esse evento nunca ocorrerá no mundo real, pode-se implementar um
trigger (ex: session-timeout) no PDP para disparar esse processo. Considere
que o tempo máximo de ativação do serviço Internet seja de 24h. Após esse
tempo, o PDP geraria um comando para o PEP dar um "kill"no lease do endereço
roteável.

No meu ponto de vista, o shared ethernet passa a ser um grande problema
quando estamos falando de serviços de valor agregado, ativação dinâmica de
serviços, rating, billing etc, que é o caminho que os provedores estão
trilhando a fim de aumentar o revenue/usuário. Nesse caso, perde-se bastante
controle com o shared ethernet, uma vez que não mais temos um usuário/IP
interface index.

--
Rodrigo