[GTER] Speedy business - novela de roteamento

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Fri May 17 14:21:00 -03 2002

> Alguns motivos para usar PPPoE:
>
> - A infraestrutura de AAA já está bem integrada, via Radius;

para que o radius? speedy business pressupõe uma conexão permanente.

> - A topologia de L3 fica extremamente flexível, permitindo alocar endereços
> IP um por um.

GRE/IPsec também.

> - A rede de transporte é transparente;
> - No caso do ADSL, a conversão de Ethernet para ADSL é bem simples;
> - O modelo pode ser implementado com modificações mínimas sobre os clientes
> PPP existentes;

de novo, não há necessidade de um cliente PPP. a conexão, como disse, se
supõe permanente.

> - Não exige uma rede IP intermediária, como é o caso do IPoIP;

mas exige alguma rede de acesso. IP é packet switching (também) como
qualquer outro.

> - Não há necessidade de usar IP privativo ou NAT em lugar nenhum da rede.

IP privativo é uma opção. NAT, nem pensar.

> Sinceramente, com todos os compromissos possíveis, ainda não conheço  nenhum
> jeito melhor de fazer uma rede de acesso banda larga funcionar. E olha que o
> que não falta são fornecedores criativos para vender tecnologia...

o único ponto em que o PPPoX é insuperável é na autenticação, mas isso não
faz muito sentido quando a conexão deve ser permanente. mas ok, não vamos
discutir, porque não é esse o ponto.

o ponto é que há não uma mas várias soluções, mais ou menos simples, para
que a telefônica descasque o abacaxi espinhento que eles venderam, sem
ter que trocar equipamentos, somente os configurando corretamente.

se dá mais ou menos trabalho, se tem que configurar cada modem individualmente,
isso não é problema meu, é problema da telefônica. e que parem de vender
gato por lebre.

Danton.