[GTER] Questões sobre a medição de parâmetros de qualidade ( =?iso-8859-1?q?Lat=EAncia?=, perda de pacotes, disponibilidade)

Carlos Ribeiro cribeiro at mail.inet.com.br
Tue May 14 07:29:00 -03 2002


Mais um tema para discussão...

Ao estabelecer um SLA, os critérios mais frequentemente lembrados (no caso de 
redes IP) são os seguintes:

- latência, normalmente medida por meio de 'ping'
- perda de pacotes
- disponibilidade

Na teoria, estes três parâmetros são úteis para determinar o nível de 
qualidade de serviço obtido. A maioria dos contratos de banda assinados hoje 
já determina alguma forma de medir estes parâmetros. O problema está na forma 
de medir e comparar os números obtidos. Por exemplo:

Suponhamos que um ISP estabeleça uma perda máxima de pacotes de 1%. Parece 
bom, mas pode ser muito ruim: falta dizer qual o intervalo de medição. Em dez 
minutos, isso pode significar que rodamos por 9 minutos com 0% de perda, e 
por um minuto com 10% de perda - já é muito ruim, mas ainda seria tolerável. 
Ao longo de dez dias, pode ser que tenhamos tido 9 3/4 dias com 0% de perda, 
para ter toda a perda concentrada em seis horas (um quarto de dia), com 40% 
de perda durante esse período - o que é claramente intolerável.

O exemplo acima é artificial, mas mostra claramente a importância de definir 
corretamente as condições em que os parâmetros de qualidade são medidos. É 
muito comum ver na prática acordos de SLA formais (estabelecidos em contrato) 
que deixam várias dessas questões em aberto. Podemos listar algumas outras 
condições similares:

1. Latência:

1.1. qual seria a latência máxima tipicamente tolerável?
1.2. qual seria o intervalo de tempo considerado para fins de cálculo do 
percentual?
1.3. qual é o trecho da rede onde a latência é medida?
1.4. é possível garantir que a rota utilizada para medir latência é a mesma 
que o tráfego utiliza para passar?
1.5. qual a metodologia de medição? (medições diárias, aleatórias, etc.)
1.6. qual o efeito da distribuição do tamanho de pacotes sobre a medida?
1.7. os dados podem ser auditados por terceiros, ou só podem ser medidos 
dentro da rede do provedor, por ele mesmo?

2. Perda de pacotes

2.1. qual seria a perda máxima tipicamente tolerável?
2.2. qual seria o intervalo considerado para fins de cálculo de percentual?
2.3. qual é o trecho da rede onde a perda é medida?
2.4. qual a origem dos dados: 
2.4.1. estimativa indireta por meio de 'ping'
2.4.2. medição da capacidade de entregar o tráfego real ofertado pelo cliente 
(upstream)
2.4.3. medição da capacidade de entregar o tráfego real destinado para o 
cliente (downstream); neste caso, basta mostrar que todos pacotes chegam ao 
edge router onde o cliente está ligado, pois pode haver congestionamento no 
link do cliente propriamente dito.
2.5. qual a periodicidade da medição? (contínua, amostras diárias, etc.)
2.6. os dados podem ser auditados por terceiros, ou só podem ser medidos 
dentro da rede do provedor, por ele mesmo?

3. Disponibilidade

3.1. A disponibilidade se refere ao link de acesso, ou ao serviço como um 
todo?
3.2. Como podemos caracterizar e medir indisponibilidade parcial, como por 
exemplo:
- perda de parte da capacidade de upstream do ISP
- perda de parte da tabela de roteamento


Carlos Ribeiro
CTBC Telecom



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