[GTER] Traffic Engineering

Carlos Ribeiro carribeiro at yahoo.com
Fri May 3 10:35:00 -03 2002

Rubens,

On Fri 03 May 2002 03:09, Rubens Kuhl Jr. wrote:
> Isso já pode garantir SLAs reais quando requisitados... a grande
> demanda por IP-TE surgiu com a migração de ATM para POS;

Discordo do seu ponto de vista. A grande demanda por TE nos EUA surgiu quando
as redes IP começaram a sobrecarregar a estrutura ATM que estava disponível,
lá pelos idos de 1996, 1997. Foi nessa época que a conversa sobre IP
switching começou (alguém se lembra da Ipsilon?), seguida do TAG Switching,
que rapidamente se tornou o MPLS que vemos hoje. A migração para POS veio
depois, por motivos similares (cell tax, custo da interface, etc.).

Apesar de o ATM oferecer excelentes recursos de controle (VCs isolados, QoS,
etc.), a partir de um certo ponto começa a haver um problema de
escalabilidade no mapeamento das rotas IP para VCs ATM. Sem um controle
automatizado (como o que é oferecido pelo MPLS), a rede tende a se tornar
inadministrável. Eu não sei quantos backbones no Brasil já atingiram este
limite de escalabilidade. Minha suspeita é que a concentração de interesse de
tráfego em poucos pontos (SP, e até certo ponto RJ) faz com que isso seja
menos importante do que nos EUA, onde o interesse de tráfego é muito mais
disperso.

Carlos Ribeiro
CTBC Telecom