[GTER] RE: [GTER] Re: [GTER] Notas aleatórias sobre RFC 3271, reuniões do GT-ER e SPAM

Renato Wada renato_wada at optiglobe.com.br
Thu May 2 11:48:01 -03 2002

Caros,

	Concordo com o Carlos. Enquanto não tivermos uma regra bem definida
vai ser uma luta perdida. Uma forma que já foi discutida nesta lista seria
um mecanismo de inscrição com validação de inclusão (tipo, clique no link
enviado para seu e-mail e sua inclusão será processada, ou coisa do genero).

	Este tipo de medida é de medio a longo prazo. A partir de um certo
momento, empresas poderiam ter um arquivo que garanta que um usuário se
incluiu numa lista de propaganda por conta própria. Se o cara em algum
momento declarou que aceita, não pode ser considerado SPAM.

	Desta forma, poderiamos criar um embrião para um respaldo legal. Se
o emissor, acusado de enviar SPAM, não conseguir provar que um determinado
usuário aceitou receber determinado tipo de e-mail, vai ser processado, coisa
e tal. Na minha visão, linhas de ação puramente técnicas podem acabar em nada.
Precisamos com certeza de um respaldo jurídico para nossas ações mas com
parametros bem definidos.

meus 2 centavos,

Renato Wada.