[GTER] 0i00

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Mon Mar 25 18:32:00 -03 2002

> 	Aqui em Minas pelo menos, funciona tranquilo, ate' DDD ISDN esta'
> 100%.

O ISDN já tem antes de completar a chamada a sinalização de "canal digital linear requerido", o que já roteia automaticamente a ligação. No caso de V.90, o trem de negociação inclui o sinal de aviso "desligar compressão de voz se possível", mas que depende da boa vontade dos sistemas envolvidos para tanto...

E além do caso "planta digital com trechos de compressão", temos também o caso "planta mista com conversões a/d e d/a pelo caminho"...

> 	Antes da compra (e posterior fechamento) da Batik pela Lucent, o
> pessoal de la' ja' teve uma conversa sobre esta solucao conosco. Acho que
> esta solucao e' a unica que iria resolver todas as situacoes (ou pelo
> menos uns 99%).

Se um PTT-SS7 para cada código de numeração for a única solução, precisamos pensar logo em um modelo para isso... mas acho que precisamos considerar um pouco mais antes de concluirmos isso.

> 	Fica porem a questao da banda que as operadoras teriam de resrvar
> para estas conexoes "limpas". Li em algum lugar que grande parte da malha
> de fibra otica no Brasil esta' ociosa, mas com certeza nao ha'
> capilaridade para as regioes que a Anatel deseja beneficiar...

Grande parte em bps, talvez... é mais importante olhar em kms ociosos e wavelenghts ociosos. Em kms ociosos não deve ser muito grande.

> 	Outra solucao, apesar de ser a mais dificil de acontecer, seria
> acabar com a tarifacao local, assim talvez ficasse interessante montar
> POPs no interior devido ao aumento das vendas para os provedores, acesso
> ilimitado `a Internet via telefone MESMO.

O que não é o 0i00 e não parece estar em pauta na Anatel, ao menos não para 2002...

Rubens

Sign-up for your own FREE Personalized E-mail at Email.com
http://www.email.com/?sr=signup

Win the Ultimate Hawaiian Experience from Travelocity.
http://ad.doubleclick.net/clk;4018363;6991039;n?http://svc.travelocity.com/promos/winhawaii/