[GTER] 0i00

Jeronimo de A Barros jero at i2.com.br
Mon Mar 25 17:18:00 -03 2002

Oi...

On Mon, 25 Mar 2002, Rubens Kuhl Jr. wrote:

> Date: Mon, 25 Mar 2002 16:55:26 -0300
> From: Rubens Kuhl Jr. <rubens at email.com>
> To: gter at eng.registro.br
> Subject: Re: [GTER] 0i00

> Jero,
>
> Acho que há alguns aspectos do 0i00 que são do escopo do GT-ER. Não
> são os aspectos mais polêmicos que certamente vão advir dos conflitos
> de interesses envolvidos, mas merecem questionamento:

	Concordo que as questoes polemicas devem ficar no site da Anatel.

> 1) O acesso 0i00 imagina uma concentração por código de numeração, em
> que a estrutura de acesso desse código atende toda uma região. Como
> sobreviverão (ou não) as ligações V.90/V.92 à comutação telefônica
> interurbana ?
>
> Até que ponto a digitalização da planta introduziu compressão nessas
> interligações ?

	Aqui em Minas pelo menos, funciona tranquilo, ate' DDD ISDN esta'
100%.

> 2) Pela não caracterização de interconexão, um acesso 0i00 precisa
> estar interligado diretamente a cada uma das operadoras de telefonia
> local da região. Com uma operadora local isso não era problemas, mas n
> concessionárias de serviço local, isso gera uma matriz n x m de
> conexão entre os n provedores de 0i00 em uma região e as m
> concessionárias de telefonia... isso é viável ? Teremos problemas de
> reachability em que clientes da operadora A não acessam provedor B ?
> Seria justificável algo como um PTT em SS7

	Antes da compra (e posterior fechamento) da Batik pela Lucent, o
pessoal de la' ja' teve uma conversa sobre esta solucao conosco. Acho que
esta solucao e' a unica que iria resolver todas as situacoes (ou pelo
menos uns 99%).

	Fica porem a questao da banda que as operadoras teriam de resrvar
para estas conexoes "limpas". Li em algum lugar que grande parte da malha
de fibra otica no Brasil esta' ociosa, mas com certeza nao ha'
capilaridade para as regioes que a Anatel deseja beneficiar...

	Outra solucao, apesar de ser a mais dificil de acontecer, seria
acabar com a tarifacao local, assim talvez ficasse interessante montar
POPs no interior devido ao aumento das vendas para os provedores, acesso
ilimitado `a Internet via telefone MESMO.

Abracos, Jero