[GTER] Ajude-me bloqueio .mil!

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Dec 26 22:33:00 -02 2002

On Thu, 26 Dec 2002, Viviane Vasconcellos de Menezes wrote:

> Caros,
>
> Sou oceanográfa e não entendendo muito de rede! Espero que vcs possam me
> dar uma LUZ.
> Vasculhando pela enesima vez a internet finalmente encontrei vcs e vi
> que há vários emails que estão discutindo o MEU GRANDE
> problema/dificuldade. Achei até que estava ficando louca...

o problema é real. o acesso aos servidores de nomes de .mil e de tradução
reversa de redes militares americanas está bloqueado para o bloco 200.128/9,
onde se encontra a rede comercial brasileira. não tenho a mais porca idéia
(quer dizer, tenho, mas não é justificável) porque existe esse bloqueio.

a consequência disso é que não é possível resolvere nomes xxx.mil a partir de
clientes na redde comercial brasileira. curiosamentte os  sreviços são
acessíveis, se voce souber os endereços IP dos servidores. é o que faço na
configuração do meu ntpd que usa o servidor tock.usno.navy.mil.

como ex-inpeano sei o quanto é importante obter dados que estão em
algum.lugar.mil, e tenho algumas dicas para voce contornar o problema.

não  é porque voce usa a rede da directnet que voce  tem que usar os
servidores de nomes e de correio deles. converse com a administração da rede
do INPE e verifique se há servidores de nomes recursivos abertos para fora
dentro do bloco 150.163/16 (que não está bloqueado). configure sua máquina
para usar esse servidor e não o que o teu prrovedor de acesso fornecer.

a mesma coisa vale para servidores de correio eletrônico, tanto para
transmitir (smtp) quanto para receber (pop/imap). use preferencialmente
conexões cifradas para isso. aí voce poderá usar de casa endereços tipo
fulano at xxx.inpe.br. se tua divisão no INPE tiver um serviço de Webmail,
use-o.

uma allternativa muito interessante é voce criar uma rede virtual privativa
que coloca seu micro virtualmente dentro da rede do INPE, com endereço no
bloco 150.163/16, mas de novo voce precisará da ajuda da administração da rede
do INPE.

experimentte também acessar pelo endereço IP, assim: http://128.160.2.141/ se
ele não for um serviddor de sites virtuais baseados em nome, funcionará.

> Já Conversei varias vezes com os pesquisadores da US Navy/NRLSSC que
> conheço (inclusive com o responsável pelo site) e eles me disseram que
> eles não fazem nenhum bloqueio aos brasileiros. Mas para conversar com
> eles, tive que criar um email no "yahoo.com". Desde então, passei a
> tentar descobrir o que estava acontecendo pois dependo de dados de
> satélite que eles fornecessem publicamente para meu trabalho.

de fato o NRLSSC não faz esse bloqueio, quem faz é o mil-nic. Fred, se receber
esta, por favor, poste na lista em que pé anda este assunto.

> Perguntei ao pessoal da directnet (que é meu provedor) e eles
> desconhecem qualquer problema e não estão interessado em discutir isto.

directnet? esquece...

> Tentei com o pessoal do UOL (outro provedor que eu tenho) e

UOL? esquece... saiu fora do esquemão de perguntas pré concebidas que o
helpdesk sabe responder, não dá pé.

> estranhamente eles desconhecessem a existencia da marinha americana e me
> disseram que o endereço provavelmente esta incorreto (ora www.navy.mil
> ?). Tentei com o pessoal da Uninet (outro provedor que tenho) e lá eles
> conseguem acessar mas da minha casa é realmente impossível. Disseram que
> vão investigar mas até agora não tive retorno. Algumas pessoas me
> disseram que isto acontece pq não tenho IP fixo, mas não acredito nisto
> pq antigamente eu entrava sem problemas via dial-up.

besteira, não tem nada a ver com IP fixo ou variável. me ocorreu uma outra
solução, que é usar um proxy fora do bloco maldito 200.128/9, acho que existem
alguns proxies abertos  pelo mundo, não?

> [...]
> da defesa americano (www.defenselink.mil) e a da força área americana
> (www.af.mil). Então tracei as rotas (com o VisualRoute) e minha surpresa
> foi que vi que quando a rota passa pela AT&T americana há o bloqueio
> (caso da navy e da army) mas quando não passa (caso da defenselink e da
> af) (que passam pela UUNET) este bloqueio não existe! Conclui, não sei
> se erroneamente, que o bloqueio é realizado na/pela AT&T. Escrevi para
> eles, mas eles não me respoderam ainda !! No caso da globalcrossing tive
> uma resposta  imediata (pena que o problema estava no backbone da AT&T)

estou fazendo testes de uma máquina na embratel, que não passa pela at&t e
também não resolvo www.af.mil. além disso me parece que o bloqueio não se
limita a DNS (atenção, Fred!) porque consegui me conectar ao servidor que
voce indicou a partir de uma máquina na USP, mas não de uma na rede do
iG(norante) nem de outra na rede da embratel. não rodei o nmap para conferir
mas parece que está bloqueado. nem ping passa.

A coisa está mais feia do que parecia. É necessário ação urgente para por os
pingos nos is e remover esse bloqueio idiota.

O Iraque não é aqui.

Danton