[GTER] Ajude-me bloqueio .mil!

Viviane Vasconcellos de Menezes viviane at vmoceanica.com.br
Thu Dec 26 20:53:00 -02 2002

Caros,

Sou oceanográfa e não entendendo muito de rede! Espero que vcs possam me
dar uma LUZ.
Vasculhando pela enesima vez a internet finalmente encontrei vcs e vi
que há vários emails que estão discutindo o MEU GRANDE
problema/dificuldade. Achei até que estava ficando louca...

É o seguinte, faz uns meses que tenho sido constantemente bloqueada no
acesso a um site da marinha americana que é publico
(www7320.nrlssc.navy.mil-128.160.2.141) quando estou fora do INPE
(instuto Nacional de Pesquisas Espaciais de São José dos Campos).

Já Conversei varias vezes com os pesquisadores da US Navy/NRLSSC que
conheço (inclusive com o responsável pelo site) e eles me disseram que
eles não fazem nenhum bloqueio aos brasileiros. Mas para conversar com
eles, tive que criar um email no "yahoo.com". Desde então, passei a
tentar descobrir o que estava acontecendo pois dependo de dados de
satélite que eles fornecessem publicamente para meu trabalho.

Perguntei ao pessoal da directnet (que é meu provedor) e eles
desconhecem qualquer problema e não estão interessado em discutir isto.
Tentei com o pessoal do UOL (outro provedor que eu tenho) e
estranhamente eles desconhecessem a existencia da marinha americana e me
disseram que o endereço provavelmente esta incorreto (ora www.navy.mil
?). Tentei com o pessoal da Uninet (outro provedor que tenho) e lá eles
conseguem acessar mas da minha casa é realmente impossível. Disseram que
vão investigar mas até agora não tive retorno. Algumas pessoas me
disseram que isto acontece pq não tenho IP fixo, mas não acredito nisto
pq antigamente eu entrava sem problemas via dial-up.

A princípio pensei estaria relacionado a um bloqueio ameriacano a
quaquer domínio ".mil". Mas, eu consigo acessar as páginas do minstério
da defesa americano (www.defenselink.mil) e a da força área americana
(www.af.mil). Então tracei as rotas (com o VisualRoute) e minha surpresa
foi que vi que quando a rota passa pela AT&T americana há o bloqueio
(caso da navy e da army) mas quando não passa (caso da defenselink e da
af) (que passam pela UUNET) este bloqueio não existe! Conclui, não sei
se erroneamente, que o bloqueio é realizado na/pela AT&T. Escrevi para
eles, mas eles não me respoderam ainda !! No caso da globalcrossing tive
uma resposta  imediata (pena que o problema estava no backbone da AT&T)

Estou tendo prejuízos profissionais por causa do bloqueio e gostaria que
vcs me dissessem o que vcs sabem a respeito deste problema! E se existe
alguma solução a curto prazo.

Obrigado

Viviane V. de Menezes