[GTER] Re: [GTER] NTP e a Legislação pátria

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Tue Aug 13 01:58:00 -03 2002

O CG Internet-BR já mencionava sincronismo de tempo neste documento de 1999:
http://www.cg.org.br/acoes/desenvolvimento.htm

Após sugestões ressonantes do GT-ER, GT-S e NBSO,
o CG aprovou verba para aquisição de equipamentos para o ON(fonte da hora
oficial brasileira) já em 2000:
http://www.cg.org.br/acoes/2000/rea-2000-09.htm

O ítem sincronismo de tempo está presente como esperado nessa recomendação
atualizada do NBSO:
http://www.nic.br/docs/seg-adm-redes.html

Além dos backbones como citado no documento, o ON presta serviços de difusão
da hora oficial:
http://pcdsh01.on.br/

Em termos de legislação, a sincronização de tempo é prevista na
infra-estrutura de chaves públicas brasileiras, vide
http://www.icpbrasil.gov.br/RES_ICP16.htm
(O que obriga o sistema financeiro todo a ter hora sincronizada no SPB; daí
para o Internet banking é um pulinho)

O que mais haveria de ação coordenada a se fazer a respeito ? Me parece que
quem precisa saber, já sabe e já há informação e estrutura suficiente para
os que forem chegando, saberem. Se a adoção não é maciça como esperável,
isso é algo a se tentar resolver por "evangelização"... um dia todo mundo
acha a luz.

Rubens