Netfow (era Re: [GTER] NAP Carrier Neutral)

Rubens Kuhl Jr. rubens em email.com
Sexta Abril 12 11:12:00 BRT 2002


E já temos um Clausdidato a dar esse tutorial...


Rubens


-----Original Message-----
From: gter-admin em eng.registro.br [mailto:gter-admin em eng.registro.br] On
Behalf Of Fernando Krahe
Sent: Friday, April 12, 2002 10:24 AM
To: gter em eng.registro.br
Subject: Netfow (era Re: [GTER] NAP Carrier Neutral)


-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----
Hash: SHA1

Agora que mencionaste, me lembrei que Netflow poderia ser
um bom tutorial para um proximo evento. Recordo de um interessante
tutorial em um Nanog recente que abordava "Basic ISP Traffic Engineering
Tools and Practices". Esse tutorial abordava varias ferramentas uteis
mas que poucos conhecem/implementam. Alem de Netflow, tinha Flowscan,
Cflow, RRDTool, ... Esses temas poderiam constar da lista de sugestao de
apresentacoes, se eh que ja nao estao.

Fernando



- ----- Original Message -----
From: "Leandro Bertholdo" <berthold em penta.ufrgs.br>
To: <gter em eng.registro.br>
Sent: Thursday, April 11, 2002 3:39 PM
Subject: Re: [GTER] NAP Carrier Neutral


Oi Demi,

>meta. Certamente concordo que não há muito espaço para inciativas 
>heróicas...


Humm...
Acho que muitas vezes a questao nao eh heroismo, mas sim necessidade e
bom senso. Por exemplo, aqui no Rio Grande do Sul a distancia geodeseica
entre o CPD da UFRGS (onde hoje esta o PTT) e provedores de informacoes
como Terra, ClickRBS e Procergs (sendo os dois ultimos "peso pena" - nas
palavras do Manta :-)  nao passa de 5Km. No entanto, a acessibilidade
estadual depende da conectividade e custo de interligacao a Sao Paulo.

O custo torna o PTT uma boa ideia (nao heroica). É matematica. Basta
considerar uma matriz de trafego (regional x nacional) - essa mesma
matriz, que ai em Sao Paulo faz pouco sentido.

Por aqui os "peso pena" juntos tem uma representacao bem significativa
no trafego total. Embora alguns ainda nao tenham se dado conta, ou seja,
não fizeram o dever de casa instalando um netflow e analisando o
trafego....

Acredito firmemente que esse mesmo argumento sirva para duas outras
cidades como Rio de Janeiro e Belo Horizonte. É so as instituicoes com
representabilidade em cada cidade tentarem se organizar. A viabilidade
economica é totalmente mensuravel (custo/Mb_SP X custo/Mb_regional),
embora a decisao seja politica/estrategica.


Atenciosamente
Leandro Marcio Bertholdo

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