[GTER] As propostas sobre a mesa

Fernando Krahe fernando at optiglobe.net.br
Wed Apr 10 11:40:00 -03 2002

Totalmente de acordo que necessitamos um forum operacional no estilo NANOG,
para discutirmos todos os assuntos relacionados a operacao de redes no
Brasil ou quem sabe na regiao (America do Sul). Podemos continuar usando o
GT-ER, que eh um grupo de trabalho na area de engenharia de redes ou podemos
criar uma nova lista, algo do tipo "GORAS" (Grupo de operadores de Rede da
America do Sul) e discutir nela os problemas diarios e deixamos a lista
GT-ER para que fique como a lista IDR (para quem nao conhece, eh uma lista
onde sao discutidos protocolos de roteamento).
De toda forma, precisamos de um forum para problemas operacionais e que seja
multidisciplinar e nao somente roteamento ou seguranca ou gerencia ou
adminstracao de sistemas. Muitas veses um tema esta relacionado com outro.

Quanto a cobranca do evento, continuo achando que deve ser cobrado. Nao
estou certo, mas no modelo atual quem banca eh o herario, ou seja, todos
pagamos. Na minha opiniao, deveria pagar quem tem interesse em assistir. O
valor das entradas certamente nao ira custear todo evento, por isso serao
necessarias outras fontes de recursos como patrocinadores. Tampouco acho que
devam ser simbolicas ou para serem trocadas por brindes. O evento eh um
investimento para os participantes, pois todos saem apreendendo algo. Pelos
tutorias e apresentacoes que ja vi no NANOG, posso afirmar que o apreendido
eh muito mais barato (US$300 a inscricao) e de qualidade muito superior a
maioria dos cursos que tem no mercado. Alem disso, muitos participantes tem
suas inscricoes pagas pelas instituicoes que estao representando. Naquele
evento ha isencoes para palestrantes. Nao me recordo se tambem ha isencoes
para representantes da academia, mas eh algo que podemos pensar nesse grupo
abaixo do Ecuador.
O evento normalmente eh expositivo, mas queremos que o numero de
palestrantes seja maior e a participacao da plateia tambem. Posso estar
enganado, mas as vezes acho que muitos ficam intimidados de debater alguns
dos assuntos sendo expostos. Essa intimidacao pode estar relacionado ao
desconhecimento do assunto e isso pode ser diminuido com tutoriais e
"best-practices". Como mencionado no proprio evento, ha uma grande carencia
de tutorias basicos sobre todos os temas. Esses tutorias deveriam ser
repetidos em todos os eventos as pelestras na sessao geral devem nao somente
abordar novas tecnolgias mas tambem abordar experiencias das organizacao em
tratar determinado problema. Isso eh muito legal, pois eh possivel ver como
outros estao resolvendo os problemas.
Bem, meus 2c. No mais eh isso.

Abraco,
Fernando