[GTER] SPAM

Aleck Zander aleck at unesp.br
Wed Apr 10 10:44:00 -03 2002

On Wed, 10 Apr 2002, Sandro Enomoto wrote:

>          O Adriano da Unesp comentou sobre o spam-assassin, parece um bom
> software, IMHO, concorre com o DCC. Não sei qual é o volume de email da
> Unesp, mas é bom tomar cuidado com esses tipos de implementações para não
> acabar matando o servidor de email, talvez fosse interessante de um esquema
> duplo, um com bloqueio de IPs na porta 25 assim diminuria o trafego de
> emails gerados por partes dos spammer e outro baseado com analise do conteudo.

   Alem do SpamAssassin estamos analisando tambem o Vipul's Razor
(http://razor.sourceforge.net/) que tambem trabalha com assinatura de
SPAMs.
   Claro que esse tipo de abordagem traz um overhead pro MX, mas se voce
fizer um mirror da base de dados do Razor e otimizar as regras do
SpamAssassim, o tempo de processamento de uma mensagem nao aumenta muito.
Ainda estamos testando a performance, assim que tivermos alguns numeros
postaremos aqui.
   Da pra acrescentar o RBL nesse esquema, se voce fizer tambem o mirror
na sua rede. Poderia ser: se o server esta no RBL, faz checagem de
conteudo mais pesada, senao faz alguma outra checagem mais leve.

   Ate mais,

Aleck Zander            aleck at unesp.br
Analista de Redes
Universidade Estadual Paulista - Unesp