RES: [GTER] GTER/14 - Artigo sobre MPLS # IPsec VPNs

Rafael Sgrott Martins rafael.martins at eriline.com.br
Wed Apr 10 10:15:01 -03 2002

Sr,

	Acredito que a grande diferença do MPLS para os demais tuneis, é o fato do
MPLS estabelecer um tunel que seja orientado a conexão em todos os nós de
rede, algo que os demais túneis sobre IP são connection less(mesmo
considerando o route-cache em asic dos routers).
	Sendo orientado a conexão a política de QoS torna-se mais eficiente
assemelhando-se ao ATM sendo melhor que o RSVP, diffservices em IP. Este é o
diferencial e uma justificativa que vejo em termos de teoria de rede, já na
prática, isto pode mesmo ser diferente.

Um abraço

Rafael Sgrott Martins