[GTER] Re: [GTER] [Fwd: Recurso de Multas de

Manta, Marcelo [BLMES:0B70:EXCH] manta at ieee.org
Thu Apr 4 13:59:00 -03 2002

Claus,

Enquanto a medição do tráfego não seja impossível (assumindo algum
mecanismo como o Netflow, o que não é exatamente uma feature super
popular), o problema parece estar na cobrança propriamente dita.

Ou seja, a maioria espera que essa nova maneira de cobrar por acesso
Internet funcione em real-time. Isto significa que os sites dispostos a
pagar para os usuários acessarem e os ISPs dispostos a cobrar dos sites
ao invés do usuários (se for o caso) tem que se encontrar em algum lugar
do ponto de vistar de billing.

Esse lugar seria algum tipo de clearinghouse que consolidaria o
faturamento entre as partes envolvidas. Se não você acaba com um
problema O(n2).

O iPass poderia ser um exemplo de clearinghouse. Alguem sabe como
funciona o faturamento entre ISPs (quem paga e quem recebe) no caso do
iPass?