[GTER] assuntos para o GTER

Jeronimo de A Barros jero at i2.com.br
Tue Apr 2 14:57:00 -03 2002

Oi...

	Minha opiniao: quem deveria e tem dinheiro, influencia e recursos
humanos para fazer a coisa e' o CG. Pode nao parecer, mas eles tem poder
de fogo suficiente para colocarem ordem neste e em outros problemas que
afligem a Internet no Brasil Hoje. Por que nao fazem ? Nao faco a minima
ideia. Mas que eles podem, isso podem.

	Nao quis dizer termos dois pesos e duas medidas, acho que quem
deve receber alguma notificacao e/ou ser punido e' o spammer e a empresa
mane' que contratou o sapmmer e tambem o provedor/backbone se nao tomar
providencias em casos de reincidencia (casos de ataque eu acho que devem
ser punidos de primeira, pois e' uma acao com objetivo claramente
criminoso).

	Quanto `a citada reuniao e `a citada citacao, eu estava presente e
acho que assim como no final das contas oque importa e' dinheiro, oque
vale tambem e' oque esta' em contrato, sao pouquissimos os backbones que
colocam casos de ataques e spam em seus contratos como motivos de algum
tipo de penalidade podendo chegar ao cancelamento do servico.

	Para voce ter uma ideia do tanto que estas clausulas fazem
diferenca quando bem feitas e atuantes, somos clientes de dois backbones,
um deles tem clausulas especificas sobre spam e ataques e o outro e'
adepto da filosofia "se pagou pode fazer oque quiser". Deste que tem um
postura etica, nas raras vezes que houve algum incidente envolvendo a rede
deles, providencias foram tomadas de forma exemplar. O outro, possui um
abuse so' pra enganar bobos e nem sendo cliente deles alguma providencia
e' tomada em relacao aos incidentes originados da rede deles.

	Aqui temos clausulas especificas sobre spam e ataques em nossos
contratos de acesso desde o primeiro usuario (1995), sendo que quando tive
de aplicar alguma destas clausulas contratuais (pouquissimas vezes,
felizmente), nao houve problema algum.

	Ocorre que nem todo mundo tem ou faz cumprir oque esta' em
contrato quando de alguma forma va' comprometer o bolso. Assim, caimos de
novo no velho problema que se nao houver uma coperacao geral ou um orgao
para aplicar pressao externa, providencias efetivas nunca poderao/serao
tomadas. Por isso que eu falo que neste momento a solucao mais imediata
seja promover uma ampla divulgacao de tecnicas de protecao ate' que alguma
coisa abragente possa ser feita.

Abracos, Jero