[GTER] assuntos para o GTER

Joao Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Tue Apr 2 14:26:01 -03 2002

Oi,

Jeronimo de A Barros wrote:
>         Ah sim, um deny ao bloco da China tambem ajudaria bastante, a
> quantidade quase absurda de open-relays e, recem-descobertos, open-proxies
> que tem por la' e' inacreditavel e e' bastante usada por spammers do mundo
> todo inclusive do Brasil.

    OPA!!!

    Cuidado com a generalização!

    Lembremos todos que o Brasil já esteve (talvez ainda esteja) na
mesma situação!  Ninguem aqui ficou satisfeito de ter o seu endereço
filtrado apenas por que o vizinho não tomou cuidado com a segurança!  A
China tem problemas?  Tem.  Mas não vamos filtrar os bons usuários de lá
só por que a maioria é mau usuário.

>         Mas nao posso deixar de reconhecer o merito da sua proposta porque
> e' fato de que se nao fizermos nada a pior das solucoes podera' ser
> empregada mais cedo ou mais tarde: uma lei regulamentando o envio de
> e-mails. Eu vejo a Internet brasileira acordando um dia em que algum
> politico de saco cheio com spams aparece com uma lei feita sem muito (ou
> nenhum) teor tecnico regulamentando o protocolo SMTP no Brasil e ai'
> teriamos uma cura pior doque a doenca que provavelmente iria afetar tanto
> os mocinhos quanto os bandidos.

    Para apressar, que tal enviar uma lista com os emails de alguns
deputados, juizes e genericos governamentais para a UUNET, e outras
fontes de email para spam?   ;-)

    Esse pessoal acha que spam é legal por que não manda email para
listas, e com isso nao entra nos catalogos.  Assim que eles comecarem a
sentir na pele, devem mudar de ideia.

    Obs: Só no feriadao da semana santa eu recebi uns 300 spams.

>         O unico orgao hoje na Internet brasileira que eu vejo como tendo
> algum tipo de "moeda de troca" para tentar incutir algum juizo nestes
> backbones e provedores que permitam o mal uso de suas redes e' o CANIP.
> Sem IPs esse pessoal nao funciona, e consequentemente o numero de hackers
> e spammers tambem nao aumenta, se fosse oficialmente atrelado a quantidade
> de denuncias em aberto no requerente `a liberacao de novos blocos
> provavelmente teriamos alguma melhora na Internet brasileira.

    Bem, o Registro.BR poderia remover delegações de dominios que não
possuam reversos válidos.  Isso seria MUITO mais poderoso que o CANIP, e
ainda tem a vantagem de bypassar o poder do backbone, ferindo direto no
usuário final.   ;-)

    Mais maldade ainda seria mover as delegações de dominios
"non-gratos" para uma delegação padrão, cujo www.dominio.com.br informa
que o dominio foi "banido" por nao cumprir tal ou tal determinação do
Registro.BR.

    Problema 1: Todas as brigas legais de difamacao que isso iria gerar.

    Problema 2: Os dominios mal intencionados tenderiam a se mudar para
o exterior, removendo o .br do nome.

                                        Jonny

PS: Não estou falando em nome do meu empregador atual, passado ou
futuro.

--
João Carlos Mendes Luís
  Networking Engineer