[GTER] assuntos para o GTER

Adriano Mauro Cansian adriano at unesp.br
Tue Apr 2 12:14:00 -03 2002

At 10:03 2/4/2002 -0300, Marcus Grando wrote:

>Estava sim na terra quando isso aconteceu, achei o cumulo, mas isso nos
>prova que tem que ser uma coisa bem feita.
>
>Se tiver amparo legal tem porque funcionar sim, mas se vier um juiz e
>mandar desligar o servidor, pois esta ferindo o provedor ao colocar ele na
>lista, nao vai funcionar nunca. Isso eh o caso onde varias outras lista
>negras estao fechando.
>
>Alguem conhece algum amparo legal para tal feito?

Se a lista for privativa, resultado de um consórcio de cooperação entre
entidades, que trocam a lista entre si e adotam práticas comuns, não existe
nenhum problema. A UNESP possui uma black list privativa há tempos.

Mas a minha experiência é a seguinte: blacklist não funciona, porque não se
consegue mais filtrar o que é spam do que não é, de forma que acaba-se
bloqueando tráfego legítimo.

Na minha opnião, a saída é um esquema como do spamcop (www.spamcop.net),
que é baseado numa junção de black-list com análise de headers, com uma boa
inteligência. Eu uso o spamcop há 2 anos e realmente o sistema é bom,
porque foca na tecnologia e não nas listas.

Os analistas de redes da UNESP tem trabalhado num sistema semelhante ao
SPAMCOP. Nossa vontade era fazer isso e colocar o sistema em GPL.
Entretanto a tarefa não é fácil. Na época eu cheguei a procurar grupos
competentes, interessados em colaborar, mas ninguém quis saber. Nós
continuamos trabalhando nisso, mas ainda sem previsão de um resultado a
curto prazo.

Adriano

----
Adriano Mauro Cansian 		<adriano at unesp.br>
C.I.O.  UNESP - Universidade Estadual Paulista
"If you're looking for the truth, read the source."
----