[GTER] assuntos para o GTER

Marcus Grando marcus at big.univali.br
Tue Apr 2 10:04:00 -03 2002

More 2 cents

At 07:40 02/04/2002 -0500, you wrote:

>xiiiiiiiiiii... pelo visto você não conhece nem 0,0001% do que já
>aconteceu no Brasil quando existia uma "lista negra" efetivamente.
>
>Fico aqui imaginando:
>
>Se por ter apenas "divulgado" o fato de que um provedor entrou na RBL um
>certo movimento já foi caçado, cassado e excomungado, o que não teria
>acontecido se o bloqueio tivesse sido feito pelo movimento...

Estava sim na terra quando isso aconteceu, achei o cumulo, mas isso nos prova que tem que ser uma coisa bem feita.

Se tiver amparo legal tem porque funcionar sim, mas se vier um juiz e mandar desligar o servidor, pois esta ferindo o provedor ao colocar ele na lista, nao vai funcionar nunca. Isso eh o caso onde varias outras lista negras estao fechando.

Alguem conhece algum amparo legal para tal feito?

> [...]
>
>Provedor brasileiro está empenhado em sobreviver. SPAM só se torna um
>fator de preocupação quando alguém reclama com a MAPS RBL. Enquanto
>ninguém reclama, o provedor vai toreando o reclamante e levando a coisa
>pra frente...

>São RARÍSSIMOS os provedores que se preocupam em "alocar" (decentemente)
>seus reversos de forma a facilitar o bloqueio dos direct-deliveries. O
>único que mantém uma lista atualizada e pede para incluir os novos
>reversos que cria é o Terra. A cada nova "variante" criada ele solicita a
>inclusão. O resto temos que descobrir "na marra".

Se tivesse alguma definicao e alguma coisa pratica, legitimamente brasileira, acho que teriam mais "vontade" dos provedores de cadastrarem isso. Nao sei se talvez o grande descaso nao venha por causa do desconhecimento das RFCs ou mesmo da preguica de ler alguma coisa em ingles, como jah vi algumas pessoas falando.

Nao creio que eles tambem gostem de receber SPAM, e quando a agua bate na bunda eles aprendem a nadar, nao eh?

>--

Marcus Grando
(marcus at big dot univali dot br)