[Eppnicbr] Algumas dúvidas sobre o EPP

Hugo Koji Kobayashi koji at registro.br
Fri Apr 25 15:52:52 BRT 2008

Deivison,

On Thu, Apr 24, 2008 at 05:10:21PM -0300, Deivison Alves Elias wrote:
> Olá Pessoal da lista,
>
> Tenho algumas dúvidas sobre o epp do registro.br.
> Li tudo o que encontrei na internet sobre o assunto mas continuo um
> pouco confuso sobre o funcionamento deste sistema.
> - Aonde posso encontrar uma documentação mais clara sobre o
> protocolo?

O protocolo EPP está documentado em RFCs e nos drafts de extensões
para o .br:

http://registro.br/epp/rfc-PT.html

Informações específicas para provedores que queiram operar via EPP no
.br estão disponíveis em:

http://registro.br/info/epp/index.html

> - Posso dar whois em um dominio pelo epp?

whois é um outro protocolo. Informações similares as fornecidas via
whois podem ser obtidas via comando "info" de EPP.

> - Vi que o sistema não aceita o nome de algumas cidades como por
> exemplo São Paulo, tem que ser cadastrado Sao Paulo. Como vocês tratam
> isso? O usuário provavelmente cadastrará diferente o nome de algumas
> cidades.

Deve haver algum engano, pois caracteres acentuados são aceitos
sim. Somente restringimos a caracteres do ISO-8859-1. Esta e outras
restrições estão documentadas na seção 3 do documento abaixo:

http://registro.br/info/epp/pt-policy-restrictions-espec.html

> - Eu não consegui entender a resposta desse comando:
> domain check dominio.com.br
> Ele não retorna uma informação completa ou eu não sei interpretar, não
> sei quem é o dono, se já está registrado ou não.

Verifique exemplos e o significado de cada tag xml da resposta ao
comando "check" nas seções 3.1.1 do documento brdomain e da RFC 4931:

ftp://ftp.registro.br/pub/libepp-nicbr/draft-neves-epp-brdomain-03.txt
ftp://ftp.registro.br/rfc/rfc4931.txt

> - Como vai ficar a mudança do .com.br sendo que não será mais
> necessário um CNPJ?

Talvez não tenha entendido sua pergunta, mas via EPP também será
possível o registro de domínios .com.br para um CPF a partir de
01/05/2008. Um documento (CNPJ ou CPF) válido é necessário.

Atenciosamente,
Hugo