[Eppnicbr] Assunto diminuição de SPAM

ITM NETWORKS - Registro de Dominios registro at itmnetworks.com.br
Mon Jul 23 16:16:43 BRT 2007

Ola Carlos,

Concordo com vc, o problema do spam parte do proprio provedor que nao tem uma politica rigida de envio de emails.

Temos uma politica que todos os clientes nao podem enviar mais de 299 emails a cada 10 minutos, isso breca um pouco o envio de spam do nosso sistema, desde que adotamos esta politica tivemos 1 a 4 reclamacoes durante o periodo de 1 ano.

Brecando a saida de emais solicitados ou nao solicitados, breca o volume de spam, mas isso sacrifica a receita pq alguns clientes preferem migrar para o outro provedor q nao tem politica de envio, ou seja, existem provedores q aceitam enviar qq volume somente pensando na receita e nao pensando na qualidade do servio.

Os principais spam q nao conseguimos brecar por causa que se brecarmos pelo IP estaremos brecando emails bons sao spams enviados do gmail, locaweb, uol e terra.

O provedor que nossos clientes migram por nao gostarem da nossa politica antispam e politica de uso do sistema de emails é a plugin, um dos nossos exclientes falou que lá eles nao tem politica de envio, ele envia quanto ele quiser e quando ele quer, falou tb que o smtp deles nao é autenticado. Estas informações eu nao comprovei e nao me comprometo da veracidade, apenas é um fato relatado por um dos nossos ex-clientes q envia mais de 20mil msgs de spam por dia usando a plugin.

A unica coisa q podemos fazer é ver quem se interessa e criarmos uma blacklist brasileira onde os colaboradores serao registrados e aprovados pelos administradores, cada um posta o spam, o sistema pega os ips e coloca em stand by, se existirem X reclamacoes do mesmo ip aí sim o sistema adiciona na blacklist. Com isso, todos os provedores teriam um login e senha de acesso ao sistema para incluir ou deletar msg e ips. Acho q este é o unico caminho q temos no momento.

A ideia do DomainKey e SPF ajudam muito tb para ajudam na verificacao da autenticidade da msg em relacao ao dominio e ao smtp de origem, mas se o spam for enviado de dominio e smtp corretos nao serao brecados.

Att.
Rodrigo Adr Araujo
ITM NETWORKS