[Eppnicbr] Vários assuntos

colognostrus_3000 at hotmail.com colognostrus_3000 at hotmail.com
Fri Jun 30 23:12:33 BRT 2006

Caros,

1. SOBRE VALORES DE HOMOLOGAÇÃO

Só para me posicionar sobre os vários assuntos, digo que acho justo o valor
cobrado para ativação bem como para renovação, é necessário filtrar os
provedores homologados que tem capacidade de prestar um serviço competente
de outros que não tem capacidade técnica ou operacional para tal, portanto,
considero o valor de R$ 4.050,00 adequado para a questão.

2. SOBRE LUCRO

Acho que a questão "lucro" não deve sequer ser levantada neste caso, pois a
intenção neste processo não é ter lucro, mas sim ter um serviço agregado ao
portfolio do provedor, trazendo maior conveniência aos clientes. Tudo isso
garante fidelização e isso que importa no caso.

3. ICANN

Para ser um associado da ICANN você paga US$ 2.500, valor este que não é
reembolsável, tido como uma taxa de inscrição para o processo e deve fazer
um depósico para registros pré-pagos no valor de US$ 4.000. Ou seja, já
estamos na casa dos R$ 14.000,

Além disso a ICANN exige que o provedor tenha em caixa ou em crédito, um
valor de no mínimo US$ 70.000,  para atestar a capacidade de pagamento deste
provedor. Enfim, fica bem mais caro do que o sistema EPP Tupiniquim.

4. DIVULGAÇÃO DOS PROVEDORES HOMOLOGADOS

Vi algumas pessoas citando a frase "marketing gratuito". Que absurdo gente,
a REGISTRO.BR deve sim divulgar a lista de todos os homologados e
atualizá-la à medida que novas empresas forem implantando seus sistemas,
isso não é marketing gratuito, é tão somente uma ferramente de dizer SIM
ESTA EMPRESA É CONFIÁVEL.

A Icann já faz isso e porque aqui na nossa aldeia Yanomami temos que ser
diferentes?  Vejam a lista dos provedores:
http://www.icann.org/registrars/accredited-list.html

Se isso não for feito, não demora muito para aparecer um monte de
pseudo-provedores dizendo REGISTRE SEU .COM.BR conosco, somos homologados!
Eu mesmo já vi no mínimo 50 empresas se dizendo "Icann Accredited".... como?
  São apenas 3 aqui no Brasil que são Registrars da Icann.  Ser um
Accredited Registrar é muito diferente de ser um Revendedor.

Infelizmente o mercado de hosting é margilizado e precauções devem ser
tomadas para evitar que aventureiros tenham acesso à sistemas tão
importantes como o do Registro.br e possam causar danos à empresas e pessoas
físicas.

5. PAGAMENTO ANTECIPADO E RENEW

Acho que o REGISTRO.BR deveria cobrar antecipado, tal como funciona nos
registradores internacionais, pagamento por cartão de crédito ou boleto
antecipado.

Isso evitaria o mal uso dos registros durante o período em que ele fica
ativo antes do pagamento e este certamente é a causa dos milhares de
domínios nos processos de liberação, prejuízo para o Registro.br que envia
boletos inútilmente e para a internet como um todo, além de ser comum o uso
de domínios para fraudes e envio de spam, usa-se por 30 dias e deixa
congelar posteriormente.

O verificação no SRF ajudou mas não resolve o problema, o pagamento
antecipado do registro seria o ideal.

É isso, boa noite à todos.

Alexandre