[caiu] DataPrev + Vogel/Algar

Vinicius Gruske Dorneles viniciusgruske em gmail.com
Quinta Junho 27 12:21:01 -03 2024

3 dias depois, o problema continua. Hoje pela manhã meu ASN começou a ter
problemas com o AS do Banco do Brasil, downstream da Algar.

Apenas reforçando, o que talvez não tenha ficado claro:
cgr em vogeltelecom.com e engenharia-ipsrv em vogeltelecom.com, contatos obtidos
do PeeringDB da Vogel, não existem mais, retornam user unknown.

cordados em algartelecom.com.br, contato obtido do PeeringDB da Algar, está
funcional e não respondem. O e-mail que enviei para eles foi ABERTO 37
minutos depois que enviei, às 19h11 do dia 21/jun, não responderam até
agora. Só posso concluir que a Algar não está afim de responder por este
incidente.

Recebi a cópia de uma resposta da DataPrev:

> Boa tarde
>
> Após investigação, não foram encontrados bloqueios na rede WAN ou no FW
da Dataprev.

> Como temos recebido questionamentos similares de outros provedores, todos
na região sul do Brasil, temos a SUSPEITA de que pode haver > problemas de
backbone na rede das operadoras que prestam serviço de internet para toda a
região sul, provavelmente por causa das enchentes > ocorridas.

> Sugerimos uma consulta à Telebras.
>
> Atenciosamente,
>
> Equipe Abuse

Basicamente eles dizem "deve ser com as operadoras do sul, se virem".
Não @dataprev.gov.br! O problema é com seu upstream Vogel/Algar Telecom,
abra chamado com eles, cobre deles uma solução e retire o anúncio dos seus
prefixos por essas operadoras!

@bb.com.br, vamos fazer a mesma coisa? Abrir chamado, cobrar uma solução e
retirar o anúncio dos seus prefixos por essas operadoras!

Diversos clientes estão com dificuldade de acesso ao serviço de vocês por
conta desse upstream de vocês!