[caiu] Problemas frequentes IX SP

Douglas Fischer fischerdouglas em gmail.com
Terça Dezembro 17 14:27:28 -03 2024


Bah rápáiz...
Eu sou um dos primeiros a incomodar o pessoal do IX.BR pedindo
transparência e RFOs.
(Aquelas respostas vagas nos chamados são insustentáveis...)
(Duvido que aceitariam dos fornecedores deles respostas como aquelas...)

No entanto você citou um SLA - Service Level Agreement - do IX.br.
Tenho que dizer que desconheço a existência de um acordo de nível de
serviço nos termos do IX.BR.

O que existe sim é Nivel de Serviço Aferido.
Mas mesmo isso é algo extremamente complicada de ser calculado.
O que estaria sendo medido? Tempo de porta UP? E se for Vlan? E as vlans de
v4 e v6 separadas? E se for o participante ou o CIX que ocasionou o Down?
Enfim... Se criaria um conjunto de regras TÃO COMPLICADO que seria inviável
de se manter.

Essa medição de nível de serviço individualizada por participante se
tornaria menos necessária se houvesse maior transparência nos dados por
parte do IX.br.
E isso é novela antiga.


Em sex., 13 de dez. de 2024 às 09:36, mateus--- via caiu <
caiu em eng.registro.br> escreveu:

> Bom dia Gabriel,
>
> Estava me fazendo a mesma pergunta agora mesmo constantemente o IX São
> Paulo por exemplo tem quedas em picos rápidos que ficam dentro da politica
> de SLA do IX (Infraestrutura: disponibilidade >= 99,95%) porém todos sabem
> que estes picos constantes frequentemente são piores que horas offline pois
> sempre acontecem em horário de pico (noite) afetando os serviços de todos
> os provedores, causando gargalos e topando portas.
>
> Afinal pagamos um valor considerável para usar as portas do IX e sempre
> que peço explicações via central do IX me retornam que ocorreu algum
> problema técnico mas nada detalhado para dar um parecer aos nossos
> clientes, complicado.
>
> Ontem mesmo o facebook ativou sessão BGP no IX Porto Alegre e nem
> comunicaram sobre esta ativação (pelo menos não recebemos emails sobre),
> contei inúmeros casos de ontem dia 12/12 o pessoal com portas topadas no IX
> Porto Alegre porque muito tráfego veio por ali, causando gargalo nas portas
> (ainda mais porque limitam a ativação de novas portas de 10G conforme
> necessidade de tráfego do cliente kk), gestão do IX esta complicada em
> nossa opinião.
>
> Atenciosamente, Mateus Marchetto Conci
> CEO – Ecxon Datacenter LTDA
>
> www.ecxon.com.br
>
> ________________________________
> From: caiu <caiu-bounces em eng.registro.br> on behalf of Gabriel Wolp via
> caiu <caiu em eng.registro.br>
> Sent: Friday, December 13, 2024 9:28 AM
> To: Lista das indisponibilidades da Internet brasileira <
> caiu em eng.registro.br>
> Subject: [caiu] Problemas frequentes IX SP
>
> Tenho observado a algumas semanas instabilidades e picos de tráfego
> quando ocorre problemas em algum PIX... vimos ontem em grupos diversos
> relatos de problemas de participantes em grupos diversos.
> Porém vejo que o IX não tem sido transparente de fornecer RFO, e ser
> claro sobre os problemas,
> e muito menos atualizar sua pagina status.ix.br
> _______________________________________________
> caiu mailing list
> caiu em eng.registro.br
> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>
>
> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>
> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
> _______________________________________________
> caiu mailing list
> caiu em eng.registro.br
> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>
>
> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>
> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
>


-- 
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação


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