[caiu] Consulta whois registro.br problemática

Alexandre Aleixo | Opticalhost alexandre em opticalhost.com.br
Sex Maio 29 17:29:47 -03 2020

Oi Rubens, tudo bem?

Eu falo pela minha experiencia: sou provedor de serviços (criação de sites,
hosting, email etc)  pra pequenas empresas e empreendedores individuais.

Tenho muitos clientes que não sabem como funcionam domínios, Registro.br
etc.

Então, fazemos os registros, renovações, configurações e intermediamos tudo
pra eles junto ao Registro.br.

Ocorre que é muito comum que no momento de registrar um novo domínio de um
novo cliente, o Registro acuse que o CPF ou CNPJ já está cadastrado por
outro ID, seja porque teve um site no passado que não está em uso, seja
porque já tem um domínio com outra empresa ativo (e que o cliente não
necessariamente avisou pra gente quando nos contratou, porque não precisa
migrar etc).

A busca por CPF/CNPJ auxilia nesses casos, em identificar qual é o ID de
entidade associado ao CPF/CNPJ, pra tentar contato com o provedor antigo ou
pra dar as instruções ao cliente...

Tudo bem que se o cliente ainda tem um domínio ativo, conseguimos buscar
por esse domínio, mas daí precisamos fazer contato com ele (ou com o
suporte do RBR) só pra sabermos qual é o domínio e então pesquisarmos.

E o  maior problema é quando o cliente não tem domínio ativo, não se lembra
quem fez, onde fez etc etc...

Então, enfim... Eu imagino que o bloqueio desse tipo de busca se refira ao
mau uso dos dados em fraudes, como aqueles boletos "facultativos" que
tentam enganar os leigos que são exatamente os meus clientes...

E, se for isso, concordo plenamente com a limitação... Mas poderiam dar
alguma alternativa pra quem tem alguma justificativa de uso legítimo, tal
como eu... Talvez liberando o uso apenas pra quem se loga e criando um
histórico de buscas por cada usuário, pra inibir o uso indevido das
informações... Ou algo do tipo...

Mas, enfim... Por hora, tentamos buscar como dá e, em ultimo caso, ligamos
aí pra vocês pra obter as informações.

Abraço!

Alexandre Aleixo