[caiu] Falha de roteamento: clientes VIVO > bloco IP 177.67.253.0/24 ASN 262583

Diretor ComuNET .COM diretor em comunet.com.br
Ter Mar 31 10:26:13 -03 2020


Consegue o  contato do GGR pra LISTA...



Em 31/03/2020 10:10, Tiago Valtrick de Almeida escreveu:
> Entrei em contato com o CGR da Vivo/GVT, foram muito receptivos, fui muito
> bem atendido. Enviei as informações de traceroute e o CGR reportou que vai
> envolver a equipe de core de dados para solucionar o problema. Agora é
> aguardar.
>
>
> [image: RIO VERMELHO TELECOM]
>
> TIAGO VALTRICK
> DIRETOR TECNICO | RIO VERMELHO TELECOM | NOC
> phone: 0800-RVT-5000 <55-54-9-9171-6234>
> site: www.rvt.floripa.br
> email: tiago em rvt.floripa.br
> skype: tiago.valtrick
> iNOC-DBA: 268207*100
> [image: link] <https://www.rvt.floripa.br/>
>
>
>
> Em seg., 30 de mar. de 2020 às 15:06, Ednilson Aureliano <
> ednilson em eddy.com.br> escreveu:
>
>> A rede Vivo sempre teve esses problemas de roteamento.
>>
>> Dura x dias ou até meses.
>>
>> O mais fácil é fazer a troca do IP.
>>
>>
>> A algum tempo tive esse loop de roteamento entre 2 DSL da Vivo.
>> Em um lado era IP dinâmico, quando ocorria a reconexão e pegava o IP desse
>> pool com problema ficava sem a comunicação, a solução foi deixar com um
>> script que quando ficava x minutos sem comunicação reiniciava o modem por
>> telnet. Isso até outro provedor colocar a Fibra na cidade.
>>
>>
>>   ---- Ativado Seg, 30 mar 2020 14:47:37 -0300 Tiago Valtrick de Almeida <
>> tiago em rvt.floripa.br> escreveu ----
>>   > Estou enfrentando o mesmo problema. Já enviei e-mail para os contatos de
>>   > NOC do AS18881, porém não obtive resposta alguma até o momento.
>>   >
>>   >
>>   > [image: RIO VERMELHO TELECOM]
>>   >
>>   > TIAGO VALTRICK
>>   > DIRETOR TECNICO | RIO VERMELHO TELECOM | NOC
>>   > phone: 0800-RVT-5000 <55-54-9-9171-6234>
>>   > site: www.rvt.floripa.br
>>   > email: tiago em rvt.floripa.br
>>   > skype: tiago.valtrick
>>   > iNOC-DBA: 268207*100
>>   > [image: link] <https://www.rvt.floripa.br/>
>>   >
>>   >
>>   >
>>   > Em seg., 30 de mar. de 2020 às 14:24, Fabrício Lorenzon <
>> lorenzon em upf.br>
>>   > escreveu:
>>   >
>>   > > No momento em que fiz o teste citado no email eu estava usando um IP
>> do
>>   > > bloco 177.78.0.0/15. Agora meu smartphone está usando IP do bloco
>>   > > 179.116.0.0/14. Aparentemente o acesso voltou a funcionar próximo das
>>   > > 12:00
>>   > > de hoje, sem explicação nenhuma do que foi feito, se é que foi feito
>> algo
>>   > > por parte da VIVO.
>>   > >
>>   > > Resultado do traceroute funcionando:
>>   > >
>>   > > Rastreando a rota para 177.67.253.1 com no máximo 30 saltos
>>   > >
>>   > >   1     2 ms     2 ms     8 ms  192.168.43.1
>>   > >   2     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
>>   > >   3   125 ms    64 ms    93 ms  172.20.2.161
>>   > >   4    68 ms    37 ms    38 ms  152.255.163.6
>>   > >   5   128 ms    57 ms    32 ms  152.255.167.68
>>   > >   6   440 ms   254 ms    93 ms  152.255.167.146
>>   > >   7   762 ms    86 ms   214 ms  152.255.161.174
>>   > >   8   591 ms  1118 ms  1159 ms  187.100.53.206
>>   > >   9   474 ms   396 ms   557 ms  187.16.216.4
>>   > >  10  2742 ms   544 ms   212 ms  200.143.252.66
>>   > >  11   518 ms   191 ms   148 ms  200.143.252.57
>>   > >  12     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
>>   > >  13    87 ms    83 ms    78 ms  200.19.246.6
>>   > >  14    87 ms    78 ms    76 ms  177.67.253.1
>>   > >
>>   > > Rastreamento concluído.
>>   > >
>>   > > Em seg., 30 de mar. de 2020 às 14:00, Vieira, Milton <
>> miovieira em gmail.com>
>>   > > escreveu:
>>   > >
>>   > > > Posso testar também, qual é o seu IP de origem?
>>   > > >
>>   > > > Obrigado.
>>   > > >
>>   > > > On Mon, Mar 30, 2020 at 10:00 AM Fabrício Lorenzon <lorenzon em upf.br
>>   > > > wrote:
>>   > > >
>>   > > > > Prezados,
>>   > > > >
>>   > > > > Identificamos um incidente na tarde do dia 29/03 onde usuários de
>>   > > > Internet
>>   > > > > Móvel da VIVO (3G/4G) no RS (até o momento não há relatos de
>> outros
>>   > > > > estados) não estão conseguindo conexão com o bloco IP
>> 177.67.253.0/24
>>   > > > ASN
>>   > > > > 262583. Em teste de traceroute a partir de um acesso 4G da Vivo os
>>   > > > pacotes
>>   > > > > parecem não sair do bloco 152.255.0.0/16 AS26599 que é de
>> propriedade
>>   > > da
>>   > > > > TELEFONICA BRASIL S/A.
>>   > > > > Há alguém na lista que possa me colocar em contato com um técnico
>> ou
>>   > > área
>>   > > > > técnica desta operadora? Enviei email para os contatos
>>   > > > > dominios-vivo.br em telefonica.com e abuse.br em telefonica.com porém
>> sem
>>   > > > > resposta até o momento.
>>   > > > >
>>   > > > > Resultados do traceroute:
>>   > > > >
>>   > > > > Rastreando a rota para 177.67.253.1 com no máximo 30 saltos
>>   > > > >
>>   > > > >   1    45 ms     1 ms     3 ms  192.168.43.1
>>   > > > >   2     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
>>   > > > >   3    95 ms    26 ms    23 ms  172.20.2.161
>>   > > > >   4    59 ms    29 ms    24 ms  152.255.163.4
>>   > > > >   5    90 ms    30 ms    24 ms  172.30.60.110
>>   > > > >   6    71 ms    57 ms    63 ms  152.255.133.183
>>   > > > >   7   102 ms    58 ms    63 ms  152.255.133.182
>>   > > > >   8    96 ms    72 ms    68 ms  152.255.149.41
>>   > > > >   9    98 ms    66 ms    64 ms  152.255.133.182
>>   > > > >  10   128 ms    73 ms    72 ms  152.255.149.41
>>   > > > >  11   117 ms    72 ms    78 ms  152.255.133.182
>>   > > > >  12    93 ms    87 ms    84 ms  152.255.149.41
>>   > > > >  13   143 ms    81 ms    90 ms  152.255.133.182
>>   > > > >  14    89 ms    92 ms    89 ms  152.255.149.41
>>   > > > >  15   114 ms    93 ms   106 ms  152.255.133.182
>>   > > > >  16   129 ms   106 ms   101 ms  152.255.149.41
>>   > > > >  17   126 ms    95 ms    97 ms  152.255.133.182
>>   > > > >  18   151 ms   105 ms   111 ms  152.255.149.41
>>   > > > >  19   123 ms   107 ms   104 ms  152.255.133.182
>>   > > > >  20   135 ms   112 ms   114 ms  152.255.149.41
>>   > > > >  21   113 ms   117 ms   116 ms  152.255.133.182
>>   > > > >  22   172 ms   122 ms   124 ms  152.255.149.41
>>   > > > >  23   194 ms   133 ms   129 ms  152.255.133.182
>>   > > > >  24   128 ms   129 ms   130 ms  152.255.149.41
>>   > > > >  25   140 ms   127 ms   134 ms  152.255.133.182
>>   > > > >  26   156 ms   138 ms   140 ms  152.255.149.41
>>   > > > >  27   154 ms   138 ms   139 ms  152.255.133.182
>>   > > > >  28   148 ms   145 ms   149 ms  152.255.149.41
>>   > > > >  29   220 ms   153 ms   147 ms  152.255.133.182
>>   > > > >  30   171 ms   155 ms   162 ms  152.255.149.41
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>>   > > > > Atenciosamente,
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>>   > > > > Fabrício Lorenzon
>>   > > > > Divisão de Tecnologia da Informação
>>   > > > > Telefone: 54-33168250
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