[caiu] Problema Intermitente com Facebook, Instagram e WhatsApp

Edinilson J. Santos edinilson em atinet.com.br
Ter Jun 11 14:34:57 -03 2019

Em 11/06/2019 07:41, Lucas Possari escreveu:
> Bom dia,
>
> Alguém com problemas desde o dia 06/06/2019 com o Facebook, Instagram e
> WhatsApp? São intermitentes, há excessiva perca de pacotes principalmente
> com o Facebook e param em um horários aleatórios determinado horário do
> dia, só acontece com esses serviços.
>
> Passamos pela Equinix SP1 os mesmos disseram ser algo entre nosso ASN/Bloco
> e o Facebook.
>

> Agradeço a atenção,
>
> *Lucas MP*

Estava aguardando alguém que utilize Equinix SP1 te responder, mas como ninguém respondeu vou relatar o que aconteceu comigo que TALVEZ possa te dar um caminho (obs: NÃO utilizo Equinix SP1).

Tivermos, por diversas vezes no mês passado (05/2019), exatamente essa situação que descreveu com a Level 3, atual Centurylink (se procurar no histórico da lista, encontrará eu e outros reclamando disso).
Claro que, nunca o problema é deles, até você provar o contrário.

O que você deverá fazer:
-Utilizando o Firefox (por exemplo), ative o Web Developer -> Network. Descubra qual/quais servidores/CDNs o Facebook está acessando. Dessas CDNs, descubra qual/quais está/estão com problema(s).
-Pode-se utilizar também o tcpdump ou mesmo o Wireshark para descobrir os CDNs.

Tendo os nomes dos servidores problemáticos você terá que:
-Aplicar algum monitoramento de latência em cima deles (aqui utilizei smokeping para fazer isso);
-Traçar rotas com traceroute no momento em que o problema está ocorrendo.

Bem, depois de todo esse trabalho acima e entregando MASTIGADO para eles (enviando os traceroutes, os gráficos de latência, etc, etc), "descobriram magicamente" que havia um problema entre o peering da Centurylink/Level3 com a Vivo/Telefonica.

Boa sorte aí.

Edinilson