[caiu] Indisponibilidade rede GSM Vivo Smartcenter

Vinícius Santana vinicius em vegbrasil.com
Ter Jan 15 16:22:25 -02 2019


Recebi um comunicado, informando uma manutenção programada:

Comunicado importante:

Atualização manutenção programada na rede de M2M

Prezado Cliente,
Comunicamos que a Vivo irá realizar duas atividades de manutenção
programada nos GGSNs de M2M, que podem gerar impacto na conexão. A data
para a execução da manutenção foi alterada: a operação deixa de
ocorrer no dia 16 de janeiro, e será executada em 22 de janeiro da 00h às
06h.
Fique atento: teremos outras manutenções programadas e avisaremos
previamente.

Quais os impactos para os clientes?
Para os clientes que não utilizam IP FIXO deve haver queda de conexão e
instabilidade nos serviços por cerca de 30 minutos durante as janelas de
manutenção, porém ao solicitar uma nova conexão, deve ser realizada com
sucesso por conta da redundância.
Já os clientes com solução de IP Fixo (sem redundância), o serviço
estará indisponível por cerca de 30 minutos durante as janelas de
manutenção.

Suporte técnico
Caso a falha persista após o término das atividades, o cliente deverá
acionar os canais de atendimento normalmente.
Em caso de dúvidas, nossa Central de Relacionamento com o Cliente está à
sua disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo telefone *8486,
1058, 0800151551 ou 142 para pessoas com deficiência de fala/audição.
Caso deseje ir até uma de nossas lojas, acesse www.vivo.com.br para saber
qual é a mais perto de você.
Atenciosamente,
Vivo


On Tue, Jan 15, 2019 at 12:14 PM Hamilton Vera <hamilton em denox.com.br>
wrote:

> Segue o feedback que tive da operadora, caso algém também tenha notado o
> problema:
>
> *"De fato tivemos uma falha técnica que afetou usuários de M2M no dia
> 12/Jan pela manhã (sábado). A falha foi corrigida definitivamente no mesmo
> dia, no período da noite.*
> *No entanto, algumas linhas não tiveram o serviço restabelecido de forma
> automática, dependendo do tipo de dispositivo instalado. Realizamos todos
> os comandos possíveis em nossa rede e continuamos apoiando os clientes
> neste sentido.*
> *Recomenda-se que os módulos de propriedade dos clientes sejam resetados
> fisicamente para reestabelecer a comunicação. Ou ainda, que os SIM’s sejam
> retirados e reinseridos, podendo até ser substituídos, caso haja
> possibilidade.*
> *Nossa equipe está apoiando no que estiver ao alcance para minimizar o
> impacto. *
> *Temos em paralelo uma análise com nossa engenharia avaliando se existe
> alguma alternativa que evite um reset físico, porém em função da variedade
> de dispositivos e mecanismos não homogêneos, até o momento não existe uma
> solução comprovadamente eficaz. Nosso time tem apoiado na interação com os
> fabricantes de dispositivos apoiando na ação. Por exemplo, alguns
> dispositivos permitem reset remoto por comando satelital. A solução pode
> variar conforme dispositivo. Engenharia de Redes também está avaliando
> alternativas, mas até o momento não encontraram uma ação unitaleral pela
> rede."*
>
> Percebemos que alguns dos nossos equipamentos na rede GSM, na madrugada de
> Sábado, pararam de comunicar. O HLR começou a dar REJECT em muitos dos
> nossos SIMs.
>
> Obrigado.
>
> On Mon, Jan 14, 2019 at 7:52 PM Hamilton Vera <hamilton em denox.com.br>
> wrote:
>
> > Boa noite.
> >
> > Nas últimas 48 horas mais alguém tem notado indisponibilidade de ativos
> na
> > rede M2M GSM Vivo? Utilizamos a plataforma SmartCenter.
> >
> > Obrigado.
> >
> _______________________________________________
> caiu mailing list
> caiu em eng.registro.br
> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>
>
> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>
> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
>


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