[caiu] Indisponibilidade rede GSM Vivo Smartcenter
Hamilton Vera
hamilton em denox.com.br
Ter Jan 15 12:13:24 -02 2019
Segue o feedback que tive da operadora, caso algém também tenha notado o
problema:
*"De fato tivemos uma falha técnica que afetou usuários de M2M no dia
12/Jan pela manhã (sábado). A falha foi corrigida definitivamente no mesmo
dia, no período da noite.*
*No entanto, algumas linhas não tiveram o serviço restabelecido de forma
automática, dependendo do tipo de dispositivo instalado. Realizamos todos
os comandos possíveis em nossa rede e continuamos apoiando os clientes
neste sentido.*
*Recomenda-se que os módulos de propriedade dos clientes sejam resetados
fisicamente para reestabelecer a comunicação. Ou ainda, que os SIM’s sejam
retirados e reinseridos, podendo até ser substituídos, caso haja
possibilidade.*
*Nossa equipe está apoiando no que estiver ao alcance para minimizar o
impacto. *
*Temos em paralelo uma análise com nossa engenharia avaliando se existe
alguma alternativa que evite um reset físico, porém em função da variedade
de dispositivos e mecanismos não homogêneos, até o momento não existe uma
solução comprovadamente eficaz. Nosso time tem apoiado na interação com os
fabricantes de dispositivos apoiando na ação. Por exemplo, alguns
dispositivos permitem reset remoto por comando satelital. A solução pode
variar conforme dispositivo. Engenharia de Redes também está avaliando
alternativas, mas até o momento não encontraram uma ação unitaleral pela
rede."*
Percebemos que alguns dos nossos equipamentos na rede GSM, na madrugada de
Sábado, pararam de comunicar. O HLR começou a dar REJECT em muitos dos
nossos SIMs.
Obrigado.
On Mon, Jan 14, 2019 at 7:52 PM Hamilton Vera <hamilton em denox.com.br> wrote:
> Boa noite.
>
> Nas últimas 48 horas mais alguém tem notado indisponibilidade de ativos na
> rede M2M GSM Vivo? Utilizamos a plataforma SmartCenter.
>
> Obrigado.
>
Mais detalhes sobre a lista de discussão caiu