[caiu] RES: IX-SP

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Qua Set 12 18:06:02 -03 2018

On Wed, Sep 12, 2018 at 5:05 PM Roberto Bertó <roberto.berto em gmail.com>
wrote:

> Ola Uesley, obrigado pela cordialidade.
>
> Fica indisponivel sim por alguns instantes.
> Determinados caso de uso de datacenter são bem sensíveis a essas
> instabilidades.
>
> Hoje essa lista caiu é lida não apenas por provedores de acesso, como
> também por provedores de conteudo/datacenter e seus respectivos clientes.
>
> Eu só queria tambem deixar claro que o teu video foi totalmente focado em
> provedores de acesso, e as criticas do video dizem respeito a postura que
> de alguns membros - e não todos - do mercado de voces. No mercado de
> conteudo isso não ocorre dessa forma.

Bertó,

Eu já estive tanto do lado conteúdo quanto do lado acesso em vários
ex-empregadores, e corroboro seu ponto de que as questões são diferentes.
Na última vez que estive do lado conteúdo, mesmo tendo BGP com dois
trânsitos a empresa tinha redundância usando DNS load-balancing (Usando
Radware Link Proof). E muito da tranquilidade vinha disso... o BGP estava
lá para tentar mandar a vida de conexões de longa duração como EDI e para
acesso corporativo.

No mundo de shared hosting, eu imaginaria usar algo assim também para
continuidade... agora, num mundo de VPS, estratégias com scripts ou com
produtos caixa preta tipo Noction IRP é que podem fazer cair o tempo de
indisponibilidade em transições de roteamento (quer seja de trânsitos, IX,
o que for).

Independente de você voltar ou não para o IX, vale considerar algo nesse
sentido.

Rubens