[caiu] RES: IX-SP

Rodrigo Endrew rodrigo em infobarra.net.br
Qua Set 12 17:56:51 -03 2018

Boa tarde,

A colocação do Uesley foi muito bem embasada, afinal muitos provedores de
acesso estão querendo baixo custo, e fingindo que estão procurando
qualidade.

Lembrando que não utilizo PTT na minha rede, mas tenho Telebras que está em
muitos dos PTTs, e tenho tambem outros upstreamers que usam, o que impacta
bastante na minha rede, a solução que tive, acreditem se quiser, foi
colocar meus clientes de Link Dedicado pra sairem pela OI, que não é
afetada pela queda do PTT (pelo menos aqui).

Primeiro ponto é que se você quer qualidade, e um certo caminho está de
dando o oposto, reavalie seu uso.

Segundo é que provedores de acesso geralmente estão desesperados por banda,
e nessa luta geralmente vão parar no IX-SP, que é onde ficam a maior
quantidade de provedores de conteúdo, então é praticamente impossível se
desligar dele.

Terceira questão, fomentem seus PTTs regionais, como o @Uesley citou,
quanto mais ASs nos PTTs, maior a possibilidade dos Provedores de Conteúdo
irem pra lá.

Eu vi um vide interessante do google, que é o conceito de internet e por
que algo tao frágil funciona: "O segredo está em sua descentralização" e é
o oposto que a infra no Brasil está montada.

Há quase 2 anos começamos nosso backbone de fibra pra deixar de depender
apenas de enlaces de radio e de OI pra conseguir crescer, nisso habilitamos
Telebras há 150km daqui, e estamos puxando mais 120km pra outro rumo pra
buscar outra saida, ainda uma terceira rota de fibra pra buscar Algar/Vivo
a 200km daqui, onde outro grupo de provedores já fizeram mais 200km de rede
pra chegar na capital.

"Ah o provedor que o Rodrigo trabalha é rico": Não!

Somos 5 provedores da região, de 5 cidades diferentes, que montamos juntos
rede à base de financiamento e muita luta pra conseguir sobreviver, pois
aqui a coisa é realmente complicada em relação a banda.

Outra questão, como nos juntamos pra conseguir comprar tambem a banda mais
barata em mais quantidade, conseguimos assim CDN, Netflix e agora Google,
isso diminui consideravelmente sua "Dependência" do PTT, afinal, contando
Facebook, são os conteúdos que mais ocupam banda no provedor de acesso.

Vi uma iniciativa interessante sobre o PTT MG, que é uma campanha pra que
provedores se conectem lá, se outras regições fizerem a mesma coisa, em
pouco tempo temos a possibilidade de ter Provedores de Conteúdo conectados
à maior parte dos PTTs do país, e se não com conteúdo completo, pelo menos
um CDN que possa ser utilizado pelos menores provedores de acesso.

Em 12 de setembro de 2018 17:17, Eduardo Rigler <erigler em gmail.com>
escreveu:

> PTT,

> tendo

> para
> >

> Faz uma enquete para alguns clientes aleatórios perguntando se eles prefere
> que a internet fique instável só por um tempinho enquanto a "magia negra"
> acontece no roteamento ou pelo período em que o IX ficar fora.
>
> Clientes da Copel tem a resposta (e um xingamento) na ponta da língua :-)

> rsouza.rjo em gmail.com>

Atenciosamente,
Rodrigo Endrew Moura Zingler
Gerente de TI
www.infobarra.net.br
Fone*:                               66 3402 4100
Cel (Whatsapp e Telegram): 66 9 9600 6251
skype:                                rodrigoendrew

* Atendimento em Horário Comercial (seg a sex. 08:00-12:00 e 14:00-18:00 e
no sábado 08:00-12:00 GMT-3).

Esta mensagem, incluindo seus anexos, pode conter informações privilegiadas
e/ou de caráter confidencial, não podendo ser retransmitida sem autorização
do remetente. Se você não e o destinatário ou pessoa autorizada a
recebe-la, informamos que o seu uso, divulgação, copia ou arquivamento são
proibidos. Portanto, se você recebeu esta mensagem por engano, por favor,
nos informe respondendo imediatamente a este e-mail e em seguida apague-a.

Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.