[caiu] Google fora do IX.BR

Douglas Fischer fischerdouglas em gmail.com
Qua Nov 7 16:50:13 -02 2018

Segue MINHA opinião:

Esse movimento decorreu de um combinado de condições...

Até há algum tempo atrás, os route-servers do IX.BR não possuíam uma série
de validações de prefixos recebidos que hoje possuem.
Juntando isso com a galera que faz dedo gordo, aconteciam uns vazamentos de
prefixos que prejudicavam todo o roteamento de um AS.

Digamos que a DouglasNet vazasse para os route-servers todas as rotas que
aprendesse com a Algar(ou com a Level3, ou NTT, ou outra qualquer)...
E digamos que os Routeservers engolissem essas rotas e ensinassem para os
demais participantes que todos que está disponível para aqueles prefixos
era para mandar para o miseravelzinho do link de 1Gbps da DouglasNet.
Agora, oque você geralmente faz com o local-preference de prefixos
aprendidos de IX? Você melhora ele, certo?

Aí acontecia de uma Microsoft(e outras) dar preferência nessas rotas
bugadas passando pela DouglasNet e parar de mandar para a
Algar/NTT/Level3/etc...

Minha opinião é que para se defender disso, empresas com a MS deram o
wazari dos RS.
Mas essa é a MINHA opinião!

Porém a segurança dos prefixos foi MUITO melhorada nesses últimos meses!
MUITO MESMO!
E se olhar o cronograma, ainda tem um bocado de coisas a se fazer.

Eu acho que naquele momento(acho que um ano atrás) a decisão dessas
empresas talvez estivesse parcialmente correta.
Mas digo sem dúvida que hoje não é algo necessário!

E digo que vai ficar melhor ainda!
Assim que o serviço de RPKI ficar disponível no nosso NIR(NIC.BR) as
validações de RPKI também poderão ser implementadas nos RouteServer...

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação