[caiu] Problema PIX-Level3 Horário entre 19:00 e 23:00

Provedor Bogus provedorbogus em gmail.com
Sex Jun 8 08:15:34 -03 2018

Em 7 de junho de 2018 23:38, Rubens Kuhl <rubensk em gmail.com> escreveu:

> Normalmente esse tipo de transparência sobre o problema vem dos gráficos de
> tráfego de interligação entre os PIX, como:
> http://ix.br/trafego/pix/rj

Não estou certo se todos os participantes do PIX Level3 estavam com o mesmo
problema que a gente ou pelo menos na mesma proporção.
Além do mais, como é um PIX grande, alguns Gbps talvez não sejam
perceptíveis pelo gráfico.

A transparência a que me referia não era exatamente sobre as condições de
tráfego do PIX, mas de quando abrimos o primeiro chamado há quase 2 meses
atrás, a primeira resposta que recebemos foi "padrão", não há problema
algum com o PIX, verifique seu transporte.
Partindo da premissa de que o problema estava conosco (e com mais nenhum
outro participante), solicitamos que o IX verificasse os contadores de erro
das nossas interfaces e fomos informados que não tinham essas informações
(oi ???).

Envolvemos o suporte técnico do fabricante do nosso switch para tentar
verificar se havia algo que não estávamos enxergando e posteriormente a
Level3 para testar os cross connections com um gerador de tráfego. Depois
de todos os componentes checados, re-checados e checados novamente, abrimos
um novo chamado, recebendo a resposta "padrão". Então pedimos para que o IX
verificasse a possibilidade de escalonar o problema.

E lá se foram por volta de 2 meses derrubando 15 Gbps de tráfego das 19 hs
até as 23 hs.

Falando como técnico, entendo perfeitamente que há problemas sinistros e de
origem sobrenatural enviados pelo capeta, mesmo assim, com um pouco mais de
gentileza entre colegas de profissão, poderíamos ter acelerado as soluções
ou mesmo amenizado a má experiência de milhares de usuários.

Depois de digitar isso, quero dizer que minhas observações são no sentido
construtivo, sem o objetivo de "tacar pedra" no IX. Acho que o NIC.BR teve
participação mais eficaz na popularização da Internet do que a própria
abertura do mercado nos anos 90, por isso, como disse o Tio Ben, "with
great power comes great responsibility".

Abraço !