[caiu] RES: IX - SP com problemas?

Cristofer Velloso cristofervellosol em gmail.com
Sex Set 15 16:31:00 BRT 2017


Oi..
tem q entrar em contato para ver se não te filtraram .. voce consegue
pingar o router do outro lado ?  

de qualquer forma,  vc está com o arp cache timeout aumentado para 4h  
Os comandos para mikrotik explicados: 

# seta global 

/ip settings set arp-timeout=4h  

# ou por interface 6.36 ou >

/interface ethernet set [ find default-name=<interface> ] arp-
timeout=4h

# necessita setar isto se já não está, o padroa de algumas versões é
1024

/ip settings set max-neighbor-entries=8192

# desativar discover em todas as interfaces , apos ativa somente nas 
#internas que voce precise

/ip neighbor discovery  set [find] discover=no


se for outros routers:

#juniper: padrao 6h
# seta por interface
arp timeout <segundos>
# police de arp de no minimo 1M
set firewall policer limite_arp_ptt-sp if-exceeding bandwidth-limit 1m
set firewall policer limite_arp_ptt-sp if-exceeding burst-size-limit
100k
set firewall policer limite_arp_ptt-sp then discard
# seta por interface
set interfaces <interface> unit <unit> family inet policer arp
limite_arp_ptt-sp

#cisco padrao 4h
#seta por interface
arp timeout <segundo>


#freebsd padrão 20min (1200s)
#no sysctl.conf
net.link.ether.inet.max_age=14400


#linux padrão 60s
#no sysctl.conf 
net.ipv4.neigh.default.gc_stale_time=14400

#ou especifico por interface
net.ipv4.neigh.<interface>.gc_stale_time=<segundo>



#huawey padrao 20m
#seta por interface
arp expire-time 14400


[]os
Cristofer

Em Sex, 2017-09-15 às 16:48 +0000, Tarcisio Jr. por (caiu) escreveu:
> o problema ainda persiste, tanto a SOFTLAYER como a ALGAR TELECOM e
> ALOG nao veem meus anuncios pelo ptt-sp, acho que isso esta
> acontecendo com mais empresas quando isso comecou afetou tudo dentro
> do ptt-sp mas corrigiram pra maioria dos hosts la dentro mas continua
> pelo menos por enquanto pra esses 2 ASN que tenho visto...
> 
> 
> []'s 
> Tarcísio Nobrega de Mello Jr. 
> OI: 84-98827-1515 TIM: 84-99965-3888 
> .:: V2NET - Provedor de Internet Via Radio e Cabo ::. 
> AQUI SUA INTERNET É MAIS VELOZ
> Tel: 84-3417-3837 - 0800-281-3417 Site: www.v2net.com.br email: supor
> te em v2net.com.br 
> 
>     Em segunda-feira, 11 de setembro de 2017 01:47:03 BRT, Jader
> Vieira da Rosa <jaderjvr em gmail.com> escreveu:  
>  
>  Amigo voce ja consultou o looking glass da softlayer pra verificar
> como eles estao recebendo seus prefixos ?
> Em 10 de set de 2017 22:42, "Tarcisio Jr. por (caiu)" <caiu em eng.regis
> tro.br> escreveu:
> 
> fiz teste pra varios host e normalizaram depois que o pessoal do ptt-
> sp corrigiram, o problema persiste apenas os ips que estao atras do
> ip 187.16.220.213 que usa ptt-sp... este ip é um dos servidores do
> teamviewer 169.57.253.51
> o as dono dos ips é AS36351 SoftLayer Technologies Inc., quando eu
> uso o ip da vlan do ptt-sp os pings ficam normais pra eles mas quando
> eu uso o ip do meus blocos os pings pulam pra 160ms
> mais alguem passando por problemas assim?
> 
> []'s
> Tarcísio Nobrega de Mello Jr.
> OI: 84-98827-1515 TIM: 84-99965-3888
> .:: V2NET - Provedor de Internet Via Radio e Cabo ::.
> AQUI SUA INTERNET É MAIS VELOZ
> Tel: 84-3417-3837 - 0800-281-3417 Site: www.v2net.com.br email: supor
> te em v2net.com.br
> 
>     Em sábado, 9 de setembro de 2017 19:09:08 BRT, NOC IX.br <noc em ix.
> br> escreveu:
> 
>  Prezados da Lista Caiu,
> 
> Boa noite, para os participantes do IX.br São Paulo que abriram
> chamado
> conosco via Meu.ix.br, verificaremos e daremos um retorno.
> 
> Para os que não abriram chamado, por favor abrir para que possamos
> ajudar.
> 
> Obrigado,
> 
> Julimar
> 
> -------------------------
> Equipe do NOC IX.br
> <noc em ix.br>
> 
> +55 11 5509-3550
> INOC-DBA: 22548*NOC
> 
> http://ix.br/
> -------------------------
> 
> 
> On 9/9/17 4:46 PM, Alexandre Silva Nano wrote:
> > 
> > Boa tarde.
> > 
> > Venho informar que estou também no Antigo PIX Verizon (Hoje Equinix
> > SP4) E
> > estamos com os mesmos problemas...
> > 
> > Já fazem quatro dias que estamos passando por isso também...
> > 
> > Falamos com a nossa operadora de transporte e eles não encontraram
> > nenhum
> > problema no túnel L2VPN deles... Porém a lentidão está nos
> > matando...
> > 
> > Em 9 de setembro de 2017 13:36, Rafael Mendes <rafael em satcom.com.br
> > >
> > escreveu:
> > 
> > > 
> > > Tarcisio tu esta no sp4 ( antigo verizon) aqui mesmmo problema
> > > 
> > > Em 9 de setembro de 2017 11:54, Tarcisio Jr. por (caiu) <
> > > caiu em eng.registro.br> escreveu:
> > > 
> > > > 
> > > > Ola amigos venho aqui perguntar se vcs estao tendo problemas
> > > > atualmente
> > > de
> > > > 
> > > > lentidao com o PTT-SP, comecou faz uns 4 dias que alguns hosts
> > > > do ptt-sp
> > > > estao apresentando lentidao, perda de pings, so pra vcs terem
> > > > uma ideia
> > > > o host da globo.com 186.192.81.5 que o ping padrao quando esta
> > > > normal é
> > > > 50ms em torno disso esta em 90ms e perdendo pingso host de
> > > > servidores do
> > > > teamviewer 169.57.253.51 que o ping padrao quando esta normal é
> > > > 50ms em
> > > > torno disso esta em 170ms
> > > > depois de realizar alguns testes vi que se eu usar o ip da vlan
> > > > do ptt-sp
> > > > do meu ptp os pings e latencia ficam normais mas quando eu uso
> > > > meus ips
> > > dos
> > > > 
> > > > blocos de ips o problema aparece, depois de muito bater cabeca
> > > > pra tentar
> > > > contornar o problema, descobrir que tirando o uplink do ptt-sp
> > > > e
> > > deixando o
> > > > 
> > > > ptt-sp apenas como downlink as coisas normalizaram, os pings
> > > > voltam
> > > > praticamente ao padrao, mas tive que usar um dos meus links IP
> > > > pra uplink
> > > > pra poder resolver...
> > > > se vcs puderem testar os 2 ips que mostrei acima verifiquem se
> > > > vcs estao
> > > > passando por isso tambem, so lembrando que comecou faz uns 4
> > > > dias isso,
> > > ja
> > > > 
> > > > abrir chamado no PTT-SP mas ate agora eles ainda nao me
> > > > responderam...
> > > > 
> > > > []'s
> > > > Tarcísio Nobrega de Mello Jr.
> > > > OI: 84-98827-1515 TIM: 84-99965-3888
> > > > .:: V2NET - Provedor de Internet Via Radio e Cabo ::.
> > > > AQUI SUA INTERNET É MAIS VELOZ
> > > > Tel: 84-3417-3837 - 0800-281-3417 Site: www.v2net.com.br email:
> > > > suporte em v2net.com.br
> > > > 
> > > >       Em sexta-feira, 8 de setembro de 2017 12:13:55 BRT,
> > > > Gabriel Mineiro <
> > > > mineiro em tca.com.br> escreveu:
> > > > 
> > > >   Há algum tempo atrás houve um problema com o Skype, se não me
> > > > engano,
> > > que
> > > > 
> > > > resolvemos removendo o anuncio para a Microsoft no IX.br-SP.
> > > > 
> > > > Depois alguns problemas com a GVT (possível RPF), que também
> > > > resolvemos
> > > ao
> > > > 
> > > > deixar de anunciar para a GVT no IX.br-SP
> > > > 
> > > > Gabriel Mineiro
> > > > 
> > > > -----Mensagem original-----
> > > > De: caiu [mailto:caiu-bounces em eng. registro.br] Em nome de
> > > > Henrique
> > > Leomar
> > > > 
> > > > Enviada em: sexta-feira, 8 de setembro de 2017 12:03
> > > > Para: Lista das indisponibilidades da Internet brasileira <
> > > > caiu em eng.registro.br>
> > > > Assunto: Re: [caiu] IX - SP com problemas?
> > > > 
> > > > Prezados, estou com problemas (intermitência) aqui em Porto
> > > > Alegre para
> > > > alguns domínios da Microsoft US, acessando via VIVO/GVT.
> > > > 
> > > > Efetuando alguns testes percebi que ao passar pelo IP
> > > > 187.16.218.144
> > > > (AS8075 Microsoft) da IX.BR São Paulo ocorre o problema, mas
> > > > via BR
> > > > Digital estou passando pelo IP 187.16.218.139 (AS8075
> > > > Microsoft) da
> > > IX.BR
> > > > 
> > > > São Paulo e o problema NÂO ocorre.
> > > > 
> > > > Estamos abrindo protocolo com a operadora, mas me pergunto até
> > > > onde é
> > > > responsabilidade deles neste caso...
> > > > 
> > > > Em 6 de setembro de 2017 20:37, Cristofer Velloso <
> > > > cristofervellosol em gmail.com> escreveu:
> > > > 
> > > > > 
> > > > > Aumentou o timeout de cache de arp ?
> > > > > 
> > > > > 
> > > > > o sintoma é exatamente que esta perdendo pacotes
> > > > > intermitentemente,
> > > > > nos momentos q fica sem o mac na tabela arp. A algar consta
> > > > > como um
> > > > > dos mais "perguntados"  o limite do router deles deve estar
> > > > > abaixo do
> > > > > fluxo do ptt.
> > > > > 
> > > > > []os
> > > > > Cristofer
> > > > > PS: abaixo comandos para vários roteadores pra setar o arp
> > > > > cache
> > > > > timeout para 4h
> > > > > -----------------------------
> > > > > #arp cache:
> > > > > #30s - arp who-has 2880x por dia um destino q usa
> > > > > constantemente #20m
> > > > > - 72x por dia #4h  - 6x por dia
> > > > > 
> > > > > # modificar
> > > > > 
> > > > > #juniper: padrao 6h
> > > > > # seta por interface
> > > > > arp timeout <segundos>
> > > > > 
> > > > > #cisco padrao 4h
> > > > > #seta por interface
> > > > > arp timeout <segundo>
> > > > > 
> > > > > 
> > > > > #freebsd padrão 20min (1200s)
> > > > > #no sysctl.conf
> > > > > net.link.ether.inet.max_age= 14400
> > > > > 
> > > > > 
> > > > > #linux padrão 60s
> > > > > #no sysctl.conf
> > > > > net.ipv4.neigh.default.gc_ stale_time=14400
> > > > > 
> > > > > #ou especifico por interface
> > > > > net.ipv4.neigh.<interface>.gc_ stale_time=<segundo>
> > > > > 
> > > > > 
> > > > > 
> > > > > #mikrotik padrão 30s
> > > > > # * limite de neighbors em 1024 em algumas versões # *
> > > > > desativar
> > > > > discover /ip settings set arp-timeout=4h /ip settings set
> > > > > max-neighbor-entries=8192 /ip neighbor discovery  set [find]
> > > > > discover=no
> > > > > 
> > > > > 
> > > > > #huawey padrao 20m
> > > > > #seta por interface
> > > > > arp expire-time 14400
> > > > > 
> > > > > 
> > > > > --------------------
> > > > > 
> > > > > 
> > > > > 
> > > > > Em Qua, 2017-09-06 às 16:14 -0300, Marcelo Seabra escreveu:
> > > > > > 
> > > > > > Aqui também, clientes com dificuldade para alcançar a rede
> > > > > > da Algar
> > > > > > origem ptt-SP.
> > > > > > 
> > > > > > Att.
> > > > > > 
> > > > > > Marcelo
> > > > > > 
> > > > > > 
> > > > > > Em 05/09/17 16:25, Willian Mazzardo - SYSSVOIP escreveu:
> > > > > > > 
> > > > > > > Boa tarde.
> > > > > > > 
> > > > > > > Um cliente nosso, passando pelo IX-SP, tem perdas
> > > > > > > passando pela
> > > > > > > ALGAR.
> > > > > > > 
> > > > > > > Origem = 177.129.241.68
> > > > > > > Destino = 45.6.116.3
> > > > > > > 
> > > > > > > 
> > > > > > > [image: logo]
> > > > > > > *Willian Mazzardo*
> > > > > > > *CTO - Diretor de Tecnologia*
> > > > > > > Rua Santa Rosa, 186 Sala 05
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> > > > > > > 98920-000
> > > > > > > 55 3537 2030 <(55)%203537-2030> / 47 3001 0350
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