[caiu] RES: IX - SP com problemas?

Tarcisio Jr. tarcisionmjr em yahoo.com.br
Sáb Set 9 11:54:35 BRT 2017


Ola amigos venho aqui perguntar se vcs estao tendo problemas atualmente de lentidao com o PTT-SP, comecou faz uns 4 dias que alguns hosts do ptt-sp estao apresentando lentidao, perda de pings, so pra vcs terem uma ideia
o host da globo.com 186.192.81.5 que o ping padrao quando esta normal é 50ms em torno disso esta em 90ms e perdendo pingso host de servidores do teamviewer 169.57.253.51 que o ping padrao quando esta normal é 50ms em torno disso esta em 170ms
depois de realizar alguns testes vi que se eu usar o ip da vlan do ptt-sp do meu ptp os pings e latencia ficam normais mas quando eu uso meus ips dos blocos de ips o problema aparece, depois de muito bater cabeca pra tentar contornar o problema, descobrir que tirando o uplink do ptt-sp e deixando o ptt-sp apenas como downlink as coisas normalizaram, os pings voltam praticamente ao padrao, mas tive que usar um dos meus links IP pra uplink pra poder resolver...
se vcs puderem testar os 2 ips que mostrei acima verifiquem se vcs estao passando por isso tambem, so lembrando que comecou faz uns 4 dias isso, ja abrir chamado no PTT-SP mas ate agora eles ainda nao me responderam...

[]'s 
Tarcísio Nobrega de Mello Jr. 
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    Em sexta-feira, 8 de setembro de 2017 12:13:55 BRT, Gabriel Mineiro <mineiro em tca.com.br> escreveu:  
 
 Há algum tempo atrás houve um problema com o Skype, se não me engano, que resolvemos removendo o anuncio para a Microsoft no IX.br-SP.

Depois alguns problemas com a GVT (possível RPF), que também resolvemos ao deixar de anunciar para a GVT no IX.br-SP

Gabriel Mineiro

-----Mensagem original-----
De: caiu [mailto:caiu-bounces em eng.registro.br] Em nome de Henrique Leomar
Enviada em: sexta-feira, 8 de setembro de 2017 12:03
Para: Lista das indisponibilidades da Internet brasileira <caiu em eng.registro.br>
Assunto: Re: [caiu] IX - SP com problemas?

Prezados, estou com problemas (intermitência) aqui em Porto Alegre para alguns domínios da Microsoft US, acessando via VIVO/GVT.

Efetuando alguns testes percebi que ao passar pelo IP 187.16.218.144
(AS8075 Microsoft) da IX.BR São Paulo ocorre o problema, mas via BR Digital estou passando pelo IP 187.16.218.139 (AS8075 Microsoft) da IX.BR São Paulo e o problema NÂO ocorre.

Estamos abrindo protocolo com a operadora, mas me pergunto até onde é responsabilidade deles neste caso...

Em 6 de setembro de 2017 20:37, Cristofer Velloso < cristofervellosol em gmail.com> escreveu:

> Aumentou o timeout de cache de arp ?
>
>
> o sintoma é exatamente que esta perdendo pacotes intermitentemente, 
> nos momentos q fica sem o mac na tabela arp. A algar consta como um 
> dos mais "perguntados"  o limite do router deles deve estar abaixo do 
> fluxo do ptt.
>
> []os
> Cristofer
> PS: abaixo comandos para vários roteadores pra setar o arp cache 
> timeout para 4h
> -----------------------------
> #arp cache:
> #30s - arp who-has 2880x por dia um destino q usa constantemente #20m 
> - 72x por dia #4h  - 6x por dia
>
> # modificar
>
> #juniper: padrao 6h
> # seta por interface
> arp timeout <segundos>
>
> #cisco padrao 4h
> #seta por interface
> arp timeout <segundo>
>
>
> #freebsd padrão 20min (1200s)
> #no sysctl.conf
> net.link.ether.inet.max_age=14400
>
>
> #linux padrão 60s
> #no sysctl.conf
> net.ipv4.neigh.default.gc_stale_time=14400
>
> #ou especifico por interface
> net.ipv4.neigh.<interface>.gc_stale_time=<segundo>
>
>
>
> #mikrotik padrão 30s
> # * limite de neighbors em 1024 em algumas versões # * desativar 
> discover /ip settings set arp-timeout=4h /ip settings set 
> max-neighbor-entries=8192 /ip neighbor discovery  set [find] 
> discover=no
>
>
> #huawey padrao 20m
> #seta por interface
> arp expire-time 14400
>
>
> --------------------
>
>
>
> Em Qua, 2017-09-06 às 16:14 -0300, Marcelo Seabra escreveu:
> > Aqui também, clientes com dificuldade para alcançar a rede da Algar 
> > origem ptt-SP.
> >
> > Att.
> >
> > Marcelo
> >
> >
> > Em 05/09/17 16:25, Willian Mazzardo - SYSSVOIP escreveu:
> > >
> > > Boa tarde.
> > >
> > > Um cliente nosso, passando pelo IX-SP, tem perdas passando pela 
> > > ALGAR.
> > >
> > > Origem = 177.129.241.68
> > > Destino = 45.6.116.3
> > >
> > >
> > > [image: logo]
> > > *Willian Mazzardo*
> > > *CTO - Diretor de Tecnologia*
> > > Rua Santa Rosa, 186 Sala 05
> > > Horizontina / RS
> > > 98920-000
> > > 55 3537 2030 <(55)%203537-2030> / 47 3001 0350 <(47)%203001-0350> 
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