[caiu] bradesco empresas via ipv6

Antonio M. Moreiras moreiras em nic.br
Ter Nov 21 11:57:31 -02 2017


Em 20/11/2017 13:08, Alan Mendes escreveu:
> Faz uma regra para mudar o MTU na sua bordar de todo ipv6 para 1450 que
> funciona . heheheh , eles devem  ta bloqueando algo lá e zuando o mtu
> 
> *ZUKNET NETWORKS LTDA. MEAlan Mendes Morais*
> *Email:* alan em zuknet.com
> *Tel:* 15 3376-9893
> 
> www.zuknet.com
> http://as262333.peeringdb.com
> http://bgp.he.net/AS262333

Isso pode indicar também um bloqueio de ICMPv6 (quebrando o path mtu
discovery) na rede de quem está reclamando. Vou tentar explicar melhor:

O fato de haver algum seguimento de rede com mtu pequeno na rede do
Bradesco, em si, não é um problema. O problema é a mensagem de erro
ICMPv6 não estar chegando de volta ao cliente, pra que este fragmente os
pacotes. O bloqueio pode ser na rede do Bradesco sim, mas pode ser
também em outro lugar (no provedor que atende o Bradesco, em algum outro
no meio do caminho, ou na rede que está com problema de acesso).

Mudar o MTU padrão do IPv6 na rede pode sim mitigar o problema. O ideal
nesse caso seria colocar o mínimo aceito pelo IPv6, que é 1380 (deveria
resolver todos os casos de problemas com pmtud). Mas isso não é uma
solução definitiva. É uma bela gambiarra e vai afetar o
desempenho/velocidade do IPv6. O ideal é achar onde está o provável
bloqueio de ICMPv6 e resolver.

Moreiras.


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