[caiu] ELETRONET DOWN

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Qua Dez 13 18:11:59 -02 2017

> Rubens, não discordo de suas metáforas, porém, como os IX e PIX são uma
> caixa preta quando se fala em capacidade física, lógica e, principalmente,
> sobre quem está pendurado em qual PIX, não temos como saber se elas são as
> respostas para esta percepção de tráfego observada pelo João e Ezequias.

O motivo da informação de quem está em cada PIX ser divulgado foi divulgado
no último IX Forum, vide
https://www.youtube.com/watch?v=o11GFQ9KNVY&feature=youtu.be&t=1h27m6s .
As capacidades dos uplinks dos PIX estão divulgadas mas não tabuladas;
pelos gráficos de tráfego e cores do Weathermap dá para calcular o uplink
protegido. Também foi mencionado no IX Fórum mudar de mapa para tabela o
que facilitaria a leitura dessa informação, mas ela pode ser calculada hoje
com as informação já publicadas. Como dizem na academia, fica como
exercício para o leitor...

> Resumindo, não tenho certeza de que você está correto. Não temos
> informações técnicas do ambiente que nos permitam chegar a conclusões
> algumas, portanto, inferência e especulação são permitidas...

Ok, mas curiosamente as especulações tem sempre apontado para a estrada e
não para a fábrica, na proporção inversa aos fatos de realidade que foram
divulgados ao longo dos anos em momentos que as CDNs reconheceram
limitações nas suas estruturas de então(inúmeros casos), ou quando as CDNs
informaram que dependiam do IX fazer uma expansão que elas haviam
solicitado(alguns poucos casos).

E uma das informações técnicas do ambiente mais relevantes para inferir
onde está o limite é o uso e capacidade de DCIs; enquanto o IX dependia
apenas de DWDM era mais provável atingir limites do IX, mas com DCI de
200Gbps por canal, custo mais acessível que adensar DWDM, consumo de
potência razoável e espaço ocupado em rack modesto (tudo isso já comentado
no IX Forum), a escalabilidade do IX deu um salto quântico, enquanto o
número de racks das CDNs não cresceu 20x.

Rubens