[caiu] Queda consumo PTT-SP

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Qui Ago 3 00:22:19 BRT 2017

> grátis

> "Pegadinha
> >

> ​Certo, daqui há pouco você vai querer comprar com o preço da Venezuela
> também, rsrsrs...​
> Ainda assim, custa R$ 9,00 no primeiro ano.

Eu citei .com também e você omitiu na resposta, então a questão não parece
 ser essa...

> E você esqueceu que pra montar uma nova estrutura do IX.BR quem tem que
> arcar com todos os custos é o datacenter, não o IX.BR. É um diferencial
> pro
> Datacenter ter o PTT dentro da sua estrutura, não do PTT estar presente em
> tais regiões.
>
> Aliás, os requisitos não são nada modestos, nem deveriam ser. Mas aí existe
> uma questão ideológica. O IX não paga pra montar boa parte da estrutura,
> mas quer receber.

Tanto o datacenter quanto o IX querem receber. O datacenter cuida de uma
parte, a infraestrutura física tanto no datacenter quanto de fibra óptica
na rua, e o IX cuida de outra parte, tanto a parte física do núcleo central
quanto a parte lógica de toda a malha, incluindo os switches em cada
datacenter. Cada um com seu papel, cada um com sua receita.

> impostos
>

> ​Você alguma vez pagou os 40% de impostos?​

Sim, meu empregador paga sempre os 40% de impostos nesse tipo de
faturamento e debita do meu centro de custos.
Mas mesmo quem não paga, precisa no mínimo guardar uma provisão para que se
um dia a Receita baixar lá, isso não feche a empresa.

E eu conheço mais empresas que pagam certinho esses impostos, por exemplo
na contratação de serviços do AWS que são faturados lá de fora. Se você
imagina que todo mundo sonegue, procure mais exemplos fora de casa.

> ​Certo, mas aí entram os custos de ASN anuais (pagos pelo provedor/usuário)
> que também somam receitas. Eu me referia apenas ao registro de domínios.

E que somam despesas também, boa parte da receita de recursos de numeração
é repassada ao LACNIC.

Lembrando que todo sistema autônomo é autônomo para preferir contratar
trânsito ao invés do IX... se você entende que a relação custo-benefício do
IX não lhe convém, não há nenhuma obrigação de conexão ao IX.

Rubens