[caiu] Notificações de E-mail DigitalOceam x SMTP Uol

Leandro Carlos Rodrigues leandro em allchemistry.com.br
Qua Out 5 08:08:10 BRT 2016

Em 04/10/2016 15:46, Luzemário Dantas escreveu:
> Muitos datacenters adotam soluções semelhantes para tentar diminuir o
> SPAM. A SoftLayer por exemplo simplesmente bloqueou a porta 25 em
> definitivo, sem possibilidade de liberar, nem mesmo via ticket. Quem
> quiser enviar email tem de contratar um relay. Eles oferecem um
> parceiro gratuito para uma única conta até 25.000 emails/mês. Mais de
> uma conta ou valores maiores de email só assinando um plano de emails
> junto a um relay externo ou o parceiro.

Pessoal. Será que a gente não consegue combinar uma recomendação a nível
de NIC.br para datacenters brasileiros?

Eu estava conversando com o Rubens justamente sobre este tema um dia
destes, mas não sabia que a prática já era adotada no exterior.

O que eu falei com o Rubens é justamente isso, onde o IP nasce com porta
25 fechada por padrão e aberta somente por manifestação de uso do
cliente, que deve passar o hostname que será usado no HELO do MTA para
cadastro do rDNS, e este deve estar apontando para o IP em questão para
garantir validação FCrDNS.

Não se trata de proibir o cliente de usar a 25 mas que a manifestação
dele demonstra que ali terá realmente um serviço de e-mail legitimo.

Poderíamos confiar mais na porta 25 se a pratica fosse amplamente
adotada e todos ganhariam com isso, pois o volume de e-mail ilegitimo
cairia para todos evitando processamento adicional e reduzindo custos.
Então no caso de não manifestação, caso haja ataques, não sai nada
daquele IP.

Por outro lado, se houver manifestação para liberar a 25 podemos
identificar o responsável pelo MTA através do rDNS pois o FCrDNS válido
garante isso.